Categoria Politica  Noticia Atualizada em 08-06-2012

Obama demonstra preocupação com economia durante discurso
Presidente dos EUA disse que líderes europeus precisam agir com urgência. Ele insistiu para que Congresso aprove medidas de estímulo a empregos.
Obama demonstra preocupação com economia durante discurso
Foto: g1.globo.com

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (8) que os líderes europeus precisam agir de forma urgente para solucionar a crise financeira na região.

A ameaça de uma recessão na União Europeia coloca em risco a recuperação econômica dos EUA cinco meses antes das eleições presidenciais.

Obama sustentou que as decisões sobre como resolver a crise da zona do euro estão nas mãos dos líderes europeus, mas lembrou que demonstrar compromisso político significará um "passo importante".

"Eles entendem a gravidade da situação e a necessidade urgente de agir", disse Obama em entrevista coletiva.

Grécia

Durante o discurso, Obama também comentou que seria muito pior para a Grécia abandonar a zona do euro, cujos dirigentes sabem que é preciso atuar com urgência para enfrentar a crise.

"Sabemos dos sacrifícios feitos pelo povo grego e os líderes europeus entendem a necessidade de apoiá-los caso queiram permanecer na Eurozona", disse.

"As decisões requeridas são duras, mas a Europa tem a capacidade de tomá-las. (...) E quanto antes atuarem e quanto mais decisivas e concretas forem as ações, mais cedo o povo e os mercados recuperarão a confiança e menores serão os custos" das soluções, disse, em um momento no qual a situação dos bancos na Espanha preocupa os mercados.

"É preciso atuar mais rapidamente para injetar capitais aos bancos em dificuldades", argumentou o presidente dos Estados Unidos, que afirmou que é "possível" resolver os problemas da Europa.

Além disso, o presidente americano sugeriu às autoridades do velho continente que adotem uma visão de longo prazo "para uma zona do euro mais sólida", com uma colaboração também em matéria de política orçamentária e bancária.

Empregos

O presidente dos EUA também pediu que o Congresso dos EUA aprove medidas, propostas pelo Executivo em setembro do ano passado, destinadas à criação de empregos na construção, no estado e nos governos locais. Obama também sublinhou que o emprego no setor privado tem registrado melhoras.

"Devido aos ventos contrários que temos neste momento, peço (ao Congresso) para que reconsidere (o plano), porque são medidas que podemos adotar já com o objetivo de pôr mais pessoas para trabalhar", declarou Obama aos jornalistas.

O presidente norte-americano ainda afirmou que a economia reflete a falta de opções de empregos, a principal questão para eleitores nas eleições do dia 5 de novembro. A alta da taxa de desemprego para 8,2% elevaram preocupações de que recuperação gradual da economia pode estar acabando, potencialmente prejudicando uma reeleição de Obama.

O presidente enfrenta uma disputa apertada pela Casa Branca com o rival republicano Mitt Romney.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir