Categoria Geral  Noticia Atualizada em 08-06-2012

Em São Luís, praias contaminadas trazem riscos a seus frequentadores
Especialista afirma que areia e águas de praias podem ocasionar doenças. Turistas e moradores da capital reclamam do atual quadro.
Em São Luís, praias contaminadas trazem riscos a seus frequentadores
Foto: g1.globo.com

Mesmo sabendo que as praias de São Luís estão impróprias para o banho, muita gente ainda se arrisca a um mergulho. Segundo o médico Hélio Noleto, o perigo também está na areia. E se a população não pode desfrutar desse lazer gratuito, imagina a impressão dos turistas que visitam a nossa cidade.

Irênio Militão e sua mulher Esmeralda vieram de Fortaleza e foram pegos de surpresa ao andar por nossas praias. "Não é muito agradável. Porque está aqui em um hotel na orla mesmo e acaba sendo tomado de surpresa", disse Irênio. "O calção de banho dele está aqui guardado. A gente até pensou que ele iria utilizar, mas infelizmente não foi possível", reclamou a esposa.

A técnica em enfermagem Ana Maria Lima, também reclama: "A gente sabe que está uma água imprópria pra se banhar e as crianças ficam expostas a problemas como micoses e outras mais".

Todas as praias de São Luís estão contaminadas e inadequadas para o banho, colocando em risco a saúde de seus frequentadores. "Toda e qualquer tipo de doença infecciosa. De otites, infecções de ouvido, conjuntivites, por exemplo, pode ser causadas pelo contato da pessoa com a água contaminada do mar. Infecções grastrointestinais, doenças mais sérias como cólera, embora ainda não tenha havido casos registrados, mas podem acontecer, hepatites pode ser pegas na praia. Então tem que se cuidar bastante cuidado com isso", afirmou Noleto.

Mas o perigo não se restringe à água. A areia, por onde escorrem as águas pluviais já contaminadas pelo esgoto, também podem trazer problemas. "A umidade faz com que o ambiente fique mais propício para a multiplicação de fungos. A areia em si, se transforma em um ambiente muito mais contaminado", acrescentou o médico.

Procurado pela reportagem, a secretaria de Comunicação do Estado não se pronunciou.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir