Categoria Tecnologia  Noticia Atualizada em 12-06-2012

Leilão de telefonia 4G ocorre nesta terça-feira na Anatel
A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) abre na manhã desta terça-feira as propostas de preço para as faixas de frequência destinadas à banda larga móvel de quarta geração (4G).
Leilão de telefonia 4G ocorre nesta terça-feira na Anatel
Foto: atribuna.com.br

Entre os interessados estão os grupos Oi, Vivo, TIM, Claro, Sky. O leilão está marcado para começar às 10h, na sede da Anatel, em Brasília.

Na lista de participantes divulgada pela Anatel na semana passada também consta a operadora de TV paga Sunrise Telecomunicações, cuja compra do controle pelo grupo do megainvestidor George Soros foi aprovada pela agência no fim de maio.

A agência vai licitar subfaixas de frequências a partir de 2,5 gigahertz (GHz) até 2,69 GHz, e vence quem oferecer o maior preço de outorga. Também irá a leilão a faixa da frequência de 450 MHz, que ampliará a cobertura de serviços de voz e dados em áreas rurais, cuja proposta vencedora será a de menor preço ao consumidor.

Se não houver propostas por essa frequência, ou se as ofertas apresentadas forem insatisfatórias, a faixa de 450 MHz será oferecida junto com lotes da faixa de 2,5 GHz, passando então a valerem os maiores valores pelo direito de exploração.

Em abril, a Anatel havia informado o valor mínimo de R$ 3,85 bilhões para a licitação dessas faixas, que representam um esforço do governo de introduzir o 4G a tempo para a Copa do Mundo de 2014 no país e aumentar a oferta de serviços para a população rural.

Pelas exigências do edital, as sedes da Copa das Confederações deverão começar a ser atendidas com 4G até abril 2013, enquanto as sedes da Copa do Mundo deverão ser atendidas até o fim de dezembro de 2013.

Para todas as capitais e municípios com mais de 500 mil habitantes, foi estabelecido prazo de maio de 2014.

Fonte: terra.com.br
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir