Categoria Geral  Noticia Atualizada em 12-06-2012

Oito pessoas morrem asfixiadas por ano no Paraná, dizem bombeiros
Com o frio, cresce a incidência de acidentes envolvendo aquecedores. Na segunda (11), um casal morreu asfixiado ao tentar se aquecer, no oeste.
Oito pessoas morrem asfixiadas por ano no Paraná, dizem bombeiros
Foto: g1.globo.com

Em média, oito pessoas morrem por ano, no Paraná, intoxicadas por monóxido de carbono (CO), gás emitido por aquecedores desregulados e pela queima de combustíveis fósseis. Segundo o Corpo de Bombeiros, a incidência aumenta nos meses de inverno, quando o uso de aquecedores é mais frequente.

"É um gás muito perigoso, porque é tóxico, não tem cheiro e não tem cor. A pessoa inala sem perceber, acaba desmaiando e morre intoxicada", explicou a tenente do Corpo de Bombeiros, Daniele Bonatto.

Na última segunda-feira (11), um casal de namorados foi encontrado morto dentro de casa, em Santa Tereza do Oeste, a 25 km de Cascavel, no oeste do Paraná. De acordo com a polícia, os dois colocaram fogo em uma lata com querosene para se aquecer, mas acabaram morrendo por asfixia enquanto dormiam.

Aquecedores a gás sem manutenção também podem emitir CO. "Se a chama do aquecedor apresenta coloração azul, então os queimadores estão regulados e a combustão é completa. Se a chama estiver amarela, a combustão é incompleta. O que significa que o aparelho está desregulado e emite o gás", explicou a tenente.

A falta de ventilação também pode provocar o problema. Para evitar que isso ocorra, os aquecedores devem ser instalados em locais ventilados e devem possuir chaminés. Já a manutenção precisa ser anual, relembra a tenente. "O próprio dono nunca deve realizar os consertos. É necessário levar a uma empresa especializada",

Ainda segundo Daniele, o mesmo cuidado deve ser tomado com os aparelhos elétricos. "Eles ficam guardados em armários a maior parte do ano e, quando são ligados, podem apresentar fios soltos ou mal contato".

A queima de álcool para aquecer ambientes como banheiros e quartos também apresenta perigo e deve ser evitada. Além de provocar queimaduras, o procedimento utiliza o oxigênio do ambiente na combustão e pode levar o morador à asfixia.

Confira as dicas de segurança dos bombeiros:

Aquecedores a gás: devem ser instalados em lugares ventilados e precisam obrigatoriamente possuir chaminé de exaustão O aparelho deve passar ainda por manutenção anual.

Aquecedores Elétricos:

1. Chame um técnico para fazer a manutenção do aparelho antes da utilização.
2. Mantenha as crianças a uma distância segura dos aquecedores para evitar queimaduras.
3. Fique atento enquanto o aparelho estiver funcionando. Muitas vezes ele pode cair ou encostar em materiais combustíveis, causando incêndios.
4. Mantenha o ambiente ventilado, pois os aquecedores "queimam" o oxigênio do ambiente e podem levar à morte por hipóxia – que é o baixo teor de oxigênio.
5. Faça a instalação, fixação e uso dos aparelhos de acordo com o manual de instruções.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir