Categoria Geral  Noticia Atualizada em 13-06-2012

Atentados em série no Iraque matam 63
Dezenas de pessoas ficaram feridas em explosões em Bagdá e arredores. Incidentes são os mais graves desde a saída das tropas americanas.
Atentados em série no Iraque matam 63
Foto: Reuters

O número de mortos por ataques coordenados com carros-bombas em locais de peregrinação xiita no Iraque já passa de 63, segundo o governo.

Dezenas de pessoas estão feridas, nos ataques mais graves desde a retirada, em 18 de dezembro passado, das tropas dos EUA do país invadido.

A isso se soma a crise política desencadeada após a ordem de detenção contra o vice-presidente sunita, Tareq al-Hashemi, um dia depois do recuo americano.

Os ataque, mais uma vezes, elevam o temor de que os conflitos sectários levem o país a uma guerra civil.

Os peregrinos iam para a região de Kazimiyah, no norte da capital Bagdá, para celebrar a morte de um imã xiita que está enterrado ali.

Em Hilla, dois carros-bombas explodiram com intervalo de minutos no centro da cidade, matando 21 pessoas e ferindo 53, segundo a polícia e os serviços de saúde.

Em Kerbala, outra explosão matou 2 pessoas e feriu 22.

Em Taji, uma bomba atingiu uma procissão, matando sete pessoas e ferindo duas.

Em outros pontos da capital, mais quatro explosões mataram 25 pessoas e feriram 70.

Na cidade de Bala, a 80 km ao norte da capital, duas explosões mataram 7 peregrinos e feriram 34.

Finalmente, em Kirkuk, três bombas explodiram, matando uma pessoa.

Ninguém assumiu imediatamente a responsabilidade pelos ataques, mas ele tem a marca de insurgentes sunitas que frequentemente atingem alvos de peregrinação xiita no país.


Um veículo destruído é removido do local de um atentado em Bagdá que matou peregrinos xiitas que estavam a caminho de um festival religioso.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir