Categoria Geral  Noticia Atualizada em 14-06-2012

Monitores da ONU encontram destruição na cidade síria de Haffeh
Localidade, alvo de combates nos últimos dias, estava deserta. Dois dias antes, observadores foram barrados por moradores.
Monitores da ONU encontram destruição na cidade síria de Haffeh
Foto: AFP

Uma delegação da ONU chegou nesta quinta-feira (14) à localidade síria de Haffeh, encontrando o lugar quase deserto, com prédios públicos incendiados, lojas abandonadas e um cadáver na rua, conforme relato de um fotógrafo da Reuters que acompanha o comboio.

Após dias de intensos combates entre forças leais ao presidente Bashar al Assad e combatentes rebeldes, os monitores conseguiram entrar em Haffeh, dois dias depois de serem barrados por causa de ataques de moradores indignados.

O enviado internacional Kofi Annan disse na segunda-feira estar preocupado com a possibilidade de moradores estarem retidos em Haffeh, e os EUA disseram temer que um "potencial massacre" estivesse em curso. Forças rebeldes deixaram a cidade na noite de terça-feira.

Havia sinais de intensos bombardeios, com fumaça saindo de carros e edifícios queimados. Apenas duas pessoas foram vistas na cidade, mas se negaram a falar sobre os incidentes.

A sede local do partido governista Baath, a agência de correios e uma sucursal do Ministério da Agricultura haviam sido incendiadas.

A ONU estima que mais de 10 mil pessoas tenham sido mortas desde março de 2011 na repressão governamental a protestos pró-democracia na Síria. Para a oposição, o número de mortos passade 14.100, civis em sua maioria.

A ONU mantém cerca de 300 monitores para tentar fiscalizar uma trégua que foi declarada em abril, mas não chegou a ser respeitada.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir