Categoria Policia  Noticia Atualizada em 14-06-2012

Premiê britânico é interrogado sobre relação com empresas de Murdoch
Cameron fala no inquérito sobre relação entre políticos, mídia e polícia. Provocado por escândalo de grampos, caso virou desastre político para ele.
Premiê britânico é interrogado sobre relação com empresas de Murdoch
O premiê britânico, David Cameron, depõe nesta quinta (14)

O primeiro-ministro britânico, David Cameron, enfrentou um interrogatório diante das câmeras nesta quinta-feira (14) a respeito da sua relação com as empresas do magnata da mídia Rupert Murdoch, como parte de um inquérito que se transformou num desastre político para o líder britânico.

Cameron passa o dia falando ao inquérito sobre a relação da mídia com políticos e a polícia britânica, meses depois das constrangedoras revelações sobre suas amizades com pessoas envolvidas diretamente com o conglomerado News Corp., inclusive dois jornalistas que estão sendo criminalmente processados.

Houve duras críticas a Cameron também por ter apoiado um ministro acusado de estimular discretamente a aquisição total da operadora de TV paga BSkyB por Murdoch, quando o governo deveria se portar apenas como observador imparcial.

O inquérito judicial foi solicitado pelo próprio Cameron para investigar as práticas da imprensa britânica, após a revelação de que o extinto tabloide "News of the World", pertencente a Murdoch, espionou as caixas postais telefônicas de centenas de pessoas.

Um dos temas que agora dominam o inquérito é a tese, amplamente disseminada, de que várias gerações de políticos britânicos mantiveram relações promíscuas com barões da imprensa, especialmente Murdoch.

"A ideia de acordos escancarados é absurda. Também não acredito nessa teoria de que foi uma espécie de aceno e alguma espécie de acordo encoberto", disse Cameron no depoimento.

O premiê conservador se mostrou bem preparado e fluente. Concentrado, ele unia as mãos e franzia o cenho ao escutar as perguntas feitas pelo advogado Robert Jay, e gesticulava ao responder.

"Acho que a relação (entre políticos e jornalistas) está errada há, sabe, nunca foi perfeita. Sempre houve problemas. Pode-se apontar exemplos de Churchill colocando Beaverbrook como ministro", disse Cameron, referindo-se a à nomeação de um magnata da imprensa feita em 1940 pelo então premiê Winston Churchill.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir