Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 19-06-2012

Texto é "patético" e torna conferência "Rio menos 20", diz Greenpeace
Crítica é do diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kimi Naiddo. Ativista diz que está prevista uma "grande marcha" nar ruas do Rio.
Texto é
Diretor do Greenpeance participa de debate no Rio+Social

O rascunho de documento final em negociação na Rio+20 é "patético" e pode levar a Conferência sobre Desenvolvimento Sustentável ser chamada de "Rio menos 20". A crítica foi feita pelo diretor executivo do Greenpeace Internacional, Kimi Naiddo, durante debate no Rio+Social, que acontece nesta terça-feira (19), nem um hotel no Rio.

"A negociação que foi até 3 horas da madrugada é um texto patético e uma traição, e é por isso que estejamos chamando essa conferência não de Rio+20, mas, talvez, de Rio menos 20", afirmou Naiddo.

Ele defendeu o ativismo ambiental como caminho para uma maior mobilização da sociedade e de pressão contra os governos para a implementação de ações concretas em prol da sustentabilidade.

Segundo Naiddo, está prevista para esta quarta-feira uma "grande marcha" de ONGs nas ruas do Rio em defesa de maiores compromissos dos países na defesa do meio ambiente.

Para o ativista, é preciso pensar "fora da caixa" para resolver os problemas do mundo, bem como também rever o modelo econômico baseado apenas em "mais mercados, mais produtos e mais dinheiro".

"Temos que fazer mais com menos", afirmou Naiddo.

O Rio+Social acontece no Windsor Barra Hotel e discute o uso da tecnologia, mídia digital e ações sociais para ajudar a desenvolver soluções sustentáveis para enfrentar os maiores problemas do planeta.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir