Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-06-2012

Confronto entre tropas turcas e militantes curdos deixa 18 mortos
Em confrontos subsequentes, tropas turcas mataram 10 militantes do PKK, afirmou o gabinete do governador de Hakkari.
Confronto entre tropas turcas e militantes curdos deixa 18 mortos
Foto: ultimosegundo.ig.com.br

Soldados turcos e militantes curdos entraram em confronto nesta ter�a-feira, na batalha mais intensa do conflito separatista este ano, com 18 combatentes mortos em tr�s postos do Ex�rcito no sudeste do pa�s, afirmaram autoridades e fontes da seguran�a.

At� 100 militantes do Partido dos Trabalhadores do Curdist�o (PKK) lan�aram ataques simult�neos ao amanhecer nos postos militares de observa��o na prov�ncia de Hakkari, perto da fronteira montanhosa com o Iraque, matando oito soldados e ferindo 16, disseram fontes.

Em confrontos subsequentes, tropas turcas mataram 10 militantes do PKK, afirmou o gabinete do governador de Hakkari.

Os ataques aconteceram num momento de novos esfor�os na Turquia para lidar com as queixas da minoria curda a fim de acabar com o conflito que tem aterrorizado a regi�o por tr�s d�cadas.

"Eu amaldi�oo este ataque tenebroso", disse o presidente Abdullah Gul em comunicado. "O grupo terrorista quer sabotar a atmosfera de confian�a e estabilidade e est� continuando com seus ataques sangrentos e desumanos".

O chefe do partido turco pr�-curdos Paz e Democracia (BDP), cujos membros s�o frequentemente acusados de terem la�os com os rebeldes, fizeram um pedido contundente para que o PKK acabe com as hostilidades.

"O PKK precisa parar com todos os tipos de atividade armada. O governo tamb�m deve interromper as opera��es militares. Deixe que eles deem uma chance � solu��o pol�tica", disse o presidente do BDP, Selahattin Demirtas, a uma reuni�o do grupo parlamentar do partido.

Os militantes come�aram os ataques coordenados com lan�adores de foguetes e disparos de fuzis contra os postos e o embate continuou durante o dia, informaram fontes. Acredita-se que os militantes atravessaram a fronteira do norte do Iraque.

Diversos milhares de combatentes do PKK vivem em esconderijos nas montanhas no norte do Iraque, de onde eles regularmente lan�am ataques contra alvos do governo, principalmente na regi�o de maioria curda no sudeste da Turquia.

O general chefe das For�as Armadas Necdet Ozel foi �s pressas � regi�o junto com comandantes das for�as terrestres e da pol�cia paramilitar, informou a m�dia turca. O ministro do Interior e o vice-primeiro ministro tamb�m se encaminharam para o local.

Fonte: noticias.terra.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir