Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 19-06-2012

Sorvete causa dor de garganta e resfriado?
Especialista esclarece mitos sobre o consumo de picol� no inverno
Sorvete causa dor de garganta e resfriado?
Foto: band.com.br

Todo mundo adora tomar sorvete no ver�o, mas quando chega o inverno bate aquela d�vida na cabe�a: tomar picol� deixa a pessoa gripada?

Refrescante, o sorvete na verdade ajuda a aliviar a dor de garganta e n�o tem liga��o comprovada com o surgimento de resfriados no inverno, segundo o otorrinolaringologista Valmir Murbasch.

"Isso vem das "m�es de antigamente" que contavam essas hist�rias para os filhos. � um mito que foi passando de gera��o em gera��o", disse o especialista.

De fato, n�o h� pesquisas que comprovem o surgimento de gripes e resfriados quando h� ingest�o de sorvetes no inverno. O que provoca tais complica��es s�o v�rus e o consumo de alimentos gelados n�o traz riscos � sa�de.

"S�o poucas as pessoas que t�m sensibilidade ao gelado", ressalta o otorrinolaringologista.

Sorvete alivia a dor

Quase ningu�m acredita, mas o sorvete pode ser um excelente al�vio para quem est� com dor de garganta.

N�o � � toa que os m�dicos e dentistas receitam o consumo deste alimento para quem retira as am�dalas ou extrai o dente do siso: o sorvete � gelado e por isso evita hemorragias no local.

"O racioc�nio � o mesmo de quando a gente bate o joelho e coloca gelo para aliviar a dor", explica o m�dico Murbach.

Al�m do mais, quando se est� com a garganta muito inflamada, ingerir sorvete pode trazer mais conforto do que a ingest�o de alimentos quentes, como ch�s e sopas.



Fonte: band.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir