Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 19-06-2012

Itapemirim promove Xadrez e Balé na Praça
Muita concentração durante o II Festival de Xadrez e muita suavidade e delicadeza na I Apresentação de Balé realizados pela Prefeitura de Itapemirim, através da Secretaria de Esporte e Lazer, na manhã desta segunda-feira, dia 18 de junho na Praça Domingos
Itapemirim promove Xadrez e Balé na Praça
Foto: Divulgação PMI

De acordo com a organização, o Festival de xadrez foi um boa oportunidade para divulgar o esporte e estimular a curiosidade e o interesse da criançada que ainda não participa das aulas. Para os que já participam o encontro foi uma maneira diferente de interagir com jogadores de diferentes instituições, cada um colocando em prática o que aprendeu, as técnicas e estratégias necessárias para o jogo.

O xadrez é disciplina, é concentração e raciocínio lógico, os benefícios da prática são visíveis no desenvolvimento de crianças e adolescentes. "O jogo melhora além destas qualidades, a interação e o espírito saudável de competitividade, pois o conceito de que o oponente é também um amigo, e nunca um adversário é inserido", diz a Secretária de Esportes e Lazer, Ana Márcia Sales.

O Balé na Praça também reuniu todos os alunos da dança. Foi uma linda apresentação que cativou o público presente, todos que passavam pela praça na hora do evento, fizeram questão de parar para prestigiar.

A Prefeita Norma Ayub Alves esteve presente e ficou emocionada com a apresentação das pequenas bailarinas e com a concentração e a serenidade dos jogadores de xadrez. "É maravilhoso ver estas crianças, o comprometimento de cada uma delas com o esporte e a felicidade estampada no rostinho deles em poder nos mostrar o que eles estão aprendendo. É gratificante saber que na minha administração eles estão tendo a oportunidade de experimentar, a possibilidade de aprender e praticar esporte, seja em qualquer modalidade", disse a Chefe do Executivo.

Além das crianças dos projetos "Campeões do Futuro" e "Viva Esportes", participaram do evento alunos das redes municipais e estaduais de ensino e crianças e adolescentes do PETI, da PESTALOZZI e da Casa Lar.

Ao final do evento, todos receberam medalhas.

As aulas de xadrez são realizadas através do Projeto "Campeões do Futuro" em parceria com o Governo do Estado e por meio do Programa Municipal "Viva Esportes", as crianças aprendem além de balé, atletismo, futsal, basquete, entre outras modalidades.

Viva Esportes

Com objetivo de promover a socialização e diminuir o índice de sedentarismo, na faixa etária de 05 a 17 de anos, a Prefeitura de Itapemirim, através da Secretaria de Esportes desenvolveu o Projeto Viva Esportes.

O programa implantado pela municipalidade já atende 2.000 crianças e adolescentes da região em várias modalidades: atletismo, futebol de campo, futsal, voleibol, basquete, handebol, vôlei de praia, futebol de areia, bale, etc.

Para participar o atleta deve estar estudando e ter notas e comportamento adequados. O projeto atua na sede do município, nos balneários de Itaoca e Itaipava, além das comunidades de Bom Será, Garrafão e Graúna.

Campeões do Futuro

O Projeto oferece esporte gratuito para crianças e adolescentes capixabas, com idade entre 7 e 17 anos. O objetivo é oportunizar aos alunos a prática esportiva aliada à educação, tornando assim, possível criar uma "barreira" social para afastá-las do risco social e o envolvimento com a criminalidade, consumo de drogas e álcool ou prostituição infantil.

O Projeto Campeões de Futuro, não visa formar talentos esportivos de alto rendimento para o futuro, mas não nega que, em alguns núcleos do Estado, eles aparecem e se destacam em competições estudantis.

O trabalho desenvolvido pelo Governo Estadual em parceria com a Prefeitura de Itapemirim, oferece todas as condições para a execução das atividades. Enquanto a administração unicipal oferece o espaço e o profissional (formado em Educação Física), a Secretaria de Estado de Esportes e Lazer (Sesport) oferece material, estagiários e qualificação profissional, para que essas pessoas envolvidas no projeto social tenham conhecimento específico da importância do trabalho e para saber como executá-lo.




































    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itapemirim    |      Imprimir