Categoria Politica  Noticia Atualizada em 21-06-2012

Dilma foi monitorada pelo SNI durante governo Sarney
Documentos abertos agora ao p�blico mostram que a presidente Dilma Rousseff foi monitorada n�o apenas durante a ditadura militar (1964-85), quando foi presa e torturada, mas em todo o governo de Jos� Sarney (1985-90), hoje presidente do Senado.
Dilma foi monitorada pelo SNI durante governo Sarney
Foto: agorams.com.br

Os pap�is integram o chamado "Acervo da Ditadura", do Arquivo Nacional, um conjunto de mais de oito milh�es de p�ginas produzidas pelos �rg�os de intelig�ncia da ditadura e do governo Sarney sobre a vida de aproximadamente 308 mil pessoas, sindicatos e partidos.

Em pesquisa na base de dados do acervo, a Folha identificou um total de 181 documentos com refer�ncias a Dilma, que come�am em 1968, quando ainda era estudante universit�ria, e se estendem ao final dos anos 80.

Dezessete dos pap�is foram produzidos durante o governo Sarney pelo SNI (Servi�o Nacional de Informa��es).

Na fase p�s-ditadura, o SNI apontava Dilma como parte de uma "infiltra��o comunista" em �rg�os da prefeitura e do governo do Rio Grande do Sul, chamando a aten��o para a sua passagem pelos grupos da esquerda armada VAR-Palmares e Colina.

Os relat�rios registram a atua��o de Dilma no movimento feminista que, segundo o SNI, buscava "a conscientiza��o das massas, pretendida por fac��es esquerdistas que almejam o poder".

O SNI tamb�m monitorou uma viagem de Dilma ao M�xico e acompanhou com�cio que Dilma e Lula participaram contra a amplia��o do mandato presidencial de Sarney, em 1988.

Ao integrar o secretariado de Alceu Collares (PDT) na Prefeitura de Porto Alegre, em 86, Dilma foi alvo de outro relat�rio. O SNI disse que a prefeitura tinha "infiltra��o" de pessoas "com registros de atividades subversivas".

Relat�rios do SNI da d�cada de 70 sobre Dilma dizem respeito a uma suposta liga��o com a JCR (Junta de Coordena��o Revolucion�ria), grupo de esquerda armada. Dois relat�rios dizem que ela se reuniu com membros da JCR. Um terceiro relat�rio de 79, por�m, agora revelado, diz n�o ter encontrado comprova��o dessa alega��o.

Em 2011, Dilma negou ter mantido reuni�es com membros da JCR ou mesmo conhecer a organiza��o. Procurado ontem, o Planalto disse que n�o vai se manifestar.

A assessoria de Sarney disse que, em seu mandato na Presid�ncia, ele havia ordenado ao SNI que n�o realizasse "levantamentos sobre a vida privada" de "nenhum brasileiro". Disse ainda que n�o era informado sobre objetivos e resultados do SNI.

O acervo agora tornado p�blico integra os chamados "dossi�s pessoais" e s� podia ser consultado por terceiros ap�s autoriza��o da pessoa.

Com a Lei de Acesso � Informa��o, o Arquivo deu prazo para as pessoas pedirem bloqueio aos seus dossi�s. Ningu�m, incluindo Dilma, se manifestou, o que tornou a libera��o autom�tica.



Fonte: agorams.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir