Categoria Policia  Noticia Atualizada em 22-06-2012

Advogados do atirador da Noruega rejeitam internação psiquiátrica
Promotoria pediu nesta quinta-feira a internação por considerá-lo psicótico. Responsável pela morte de 77, Breivik passa pelo último dia de julgamento.
Advogados do atirador da Noruega rejeitam internação psiquiátrica
O extremista Anders Behring Breivik, nesta sexta-feira (22)

A defesa de Anders Behring Breivik, julgado pela morte no ano passado de 77 pessoas na Noruega, pediu nesta sexta-feira (22), último dia do julgamento, que o réu seja absolvido ou considerado mentalmente são e enviado a uma prisão, mas não internado em uma instituição psiquiátrica.

O principal advogado de Breivik, Geir Lippestad, após duas horas de discurso, pediu que o cliente seja punido com a pena "mais clemente possível", o que representa a "absolvição", e pediu a rejeição da solicitação de internação psiquiátrica.

Pedido de internação
A promotoria da Noruega pediu nesta quinta-feira (21) a internação psiquiátrica de Breivik, por considerar que o réu é psicótico e, portanto, penalmente irresponsável pelas mortes.

"Pedimos que seja obrigado a seguir um tratamento psiquiátrico", disse Svein Holden ao final de sua apresentação.

"Se o tribunal concluir que Breivik é responsável, a promotoria estima que sejam cumpridas as condições para a retenção de segurança", acrescentou. "Neste caso, não resta dúvida de que Breivik deve receber a pena mais severa, 21 anos de prisão."

Depois de ouvir o pedido da promotoria, Breivik se levantou e fez novamente uma saudação de extrema-direita, batendo no peito com o punho fechado e estendendo o braço direito, em um aparente gesto de desafio à acusação.

A saúde mental de Breivik é um dos elementos-chave do julgamento pela morte de 77 pessoas em 22 de julho de 2011, quando fez explodir uma bomba perto da sede do governo e depois disparou contra os jovens que participavam em um acampamento na ilha de Utoya.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir