Categoria Meio ambiente  Noticia Atualizada em 22-06-2012

Cúpula dos Povos diz que texto da RIo+20 traz "frustração e desencanto"
ONGs e movimentos sociais entregam documento a Ban Ki-moon. No encontro foi entregue documento elaborado na Cúpula dos Povos.
Cúpula dos Povos diz que texto da RIo+20 traz
Ban Ki-moon ouve as críticas de Iara Pietrovsky

Os representantes da Cúpula dos Povos, evento paralelo à Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), afirmaram nesta sexta-feira (22) para o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, estarem "frustrados" com o texto aprovado pelos países na Rio+20.

"Gostaria de iniciar nossa conversa expressando nosso profundo desencanto, nossa profunda frustrração em relação ao documento oficial apresentado", disse Iara Pietrovsky, integrante do grupo de articulação da Cúpula dos Povos, dirigindo-se ao secretário-geral da ONU.

No encontro realizado nesta manhã no Riocentro, a Cúpula dos Povos entregou o documento político final elaborado durante as Plenárias de Convergência organizadas por ONGs e movimentos sociais. Os 36 delegados representam redes, organizações e movimentos sociais de vários países, em temas sindicais, indígenas, ambientais, povos tradicionais, direitos humanos, entre outros.

Cúpula dos Povos
A Cúpula dos Povos é um evento paralelo à Rio+20, onde organizações da sociedade civil discutem temas relacionados à Conferência da ONU sobre Desenvolvimento Sustentável. A organização espera reunir 18 mil pessoas.

O público esperado para essa edição do evento é quase o dobro do que compareceu à Cúpula dos Povos em 1992, durante a Rio-92. O encontro quer que os temas discutidos na Rio+20 não fiquem só no papel, mas se transformem em práticas sociais. Para saber toda a programação do evento, com os horários das atividades, acesse o link aqui.

A ideia dos organizadores é ir além dos temas que serão debatidos no Riocentro, onde acontece a conferência oficial com representantes de 193 países, e realizar debates de forma independente, e com a possibilidade de assumir tons mais críticos ao que está sendo decidido pelos governos.

A Cúpula dos Povos vai ter debates até o sábado (23), depois do encerramento da conferência oficial.


Delegados da Cúpula dos Povos tiram foto com Ban Ki-moon




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir