Categoria Politica  Noticia Atualizada em 22-06-2012

Sem-terra e campesinos prometem resistir a impeachment no Paraguai
Manifestantes prometem acampar diante do Congresso se Lugo for tirado. Processo pol�tico deve ser julgado nesta sexta-feira pelo Senado.
Sem-terra e campesinos prometem resistir a impeachment no Paraguai
Foto: AFP

Reunidos diante do Congresso do Paraguai, centenas de manifestantes prometem resistir nesta sexta-feira (22) a um poss�vel impeachment do presidente Fernando Lugo, que ser� votado pelos senadores, ap�s ter sido aprovado na quinta pelas duas casas, ambos de maioria oposicionista.

Desde as primeiras horas do dia, integrantes de movimentos sociais e sem-terra, parte da base pol�tica que levou Lugo ao poder em 2008, se concentram na Pra�a da Independ�ncia protestando pelo que consideram um "golpe de Estado" contra o presidente.

"N�o vamos reconhecer [o julgamento do Congresso] e vamos chamar manifesta��es em todo o pa�s.Vai ser um tempo de grande confronta��o no Paraguai", afirma Marcos Iba�ez, vice-coordenador de uma das frentes de campesinos, que discursava para um plateia que gritava "dipuchorros" e "senaratas", entre outras ofensas aos parlamentares paraguaios.

"Querem repetir aqui o que houve em Honduras", diz o l�der campesino, se referindo ao golpe que destituiu o presidente Manuel Zelaya em 2010.

"S� viemos nos manifestar contra essa injusti�a", diz o agricultor Patricio Gonzalez entre xingamentos aos parlamentares em guarani, a l�ngua ind�gena local.

Junto com um grupo vindo de Alto Paran�, a cerca de 450 km da capital Assun��o, e que armou barracas na pra�a, ele disse estar preparado para ficar "at� que tudo se resolva".

"Est�o violando o direito do povo. Estamos dentro da lei. Como 70 pessoas podem tirar um presidente? O povo � quem manda", afirma sobre a vota��o na C�mara que decidiu pela destitui��o do presidente por 73 votos a 1, na quinta.

"Viemos lutar pela nossa soberania", acrescenta a sem-terra Naiana Cardoso. Ela afirma ter madrugado na pra�a ap�s o grupo, tamb�m de Alto Paran�, ter caminhado 5 km at� o local por n�o ter mais dinheiro para o trajeto completo.

A sess�o que deve decidir o futuro do presidente paraguaio come�a ao meio-dia (13h de Bras�lia).


Manifestantes protestam em apoio ao presidente Fernando Lugo nesta sexta-feira (22) em frente ao Congresso em Assun��o, capital do Paraguai




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir