Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-06-2012

Samaras deixa hospital e comandará Grécia de sua casa
O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, deve deixar nesta segunda-feira, às 17h local (11h de Brasília), o hospital onde foi operado de um desprendimento de retina, e transferirá todo seu trabalho de governo para sua residência privada.
Samaras deixa hospital e comandará Grécia de sua casa
O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras

O médico Panayotis Zeodosiadis, que o tratou, receitou ao novo primeiro-ministro grego oito dias de repouso, mas de acordo com o portal In isso não impedirá que Samaras trabalhe de sua casa em Atenas. Desta forma, o primeiro-ministro manterá todas as reuniões com sua equipe em seu domicílio, e durante a cúpula europeia desta semana manterá contato telefônico com os líderes europeus.

Hoje, ele conversará com o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e provavelmente também falará com os presidentes do Conselho Europeu, Herman Van Rompuy, e da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso. De acordo com um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, foi realizada nesta manhã, no próprio hospital, uma reunião preparatória para a cúpula europeia.

Segundo uma fonte citada pelo rádio Real FM, o governo do país acredita que a crise na Espanha "poderia ofuscar" a situação da Grécia, por isso o gabinete do primeiro-ministro terá muito cuidado para elaborar a estratégia para renegociar os termos do último plano de ajuda para a nação.

Em entrevista à rádio To Vima, o porta-voz do governo, Simos Kedikoglu, explicou que a visita da troika para a Grécia, prevista para hoje mas suspensa devido à internação de Samaras, "ainda não está decidida", mas deu a entender que ela poderá ocorrer no início da semana que vem.

A imprensa grega considera certo o adiamento do debate de posse parlamentar do novo governo, inicialmente previsto para esta semana mas que deve ocorrer também na semana que vem. O novo Parlamento será constituído nesta quinta-feira, e segundo fontes da assembleia consultadas pela agência EFE a data do debate de posse "ainda não foi estabelecida".

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir