Categoria Geral  Noticia Atualizada em 25-06-2012

Sete soldados paquistaneses são decapitados por islamitas
O Paquistão afirmou nesta segunda-feira que sete soldados foram decapitados por militantes islamitas infiltrados provenientes do Afeganistão, criticando Cabul por seus ataques transfronteiriços.
Sete soldados paquistaneses são decapitados por islamitas
Soldados paquistaneses em patrulha. (Foto: tpa.sapo.ao)

Os protestos ocorrem com o Paquistão sob uma crescente pressão dos Estados Unidos para agir diante dos refúgios seguros da Al-Qaeda em seu próprio solo e em meio à situação da aliança antiterror entre Islamabad e Washington, em seu estado mais crítico desde os ataques de 11 de setembro de 2001.

O Paquistão já informou que seis soldados foram mortos no domingo em tiroteios com militantes, que cruzaram a fronteira do Afeganistão em direção ao distrito paquistanês de Upper Dir, no noroeste do país, uma rota chave próxima ao vale Swat, onde o Paquistão derrotou uma insurgência talibã local em 2009.

Funcionários de inteligência acusaram pelo ataque simpatizantes do clérigo paquistanês Maulana Fazlullah, que voou ao Afeganistão depois de perder o controle de Swat para o exército.

Mas, nesta segunda-feira, o exército afirmou que 11 soldados também estavam desaparecidos, "dos quais sete soldados foram supostamente mortos e depois decapitados".

Os corpos não foram encontrados, mas as interceptações da inteligência indicaram que foram mortos, informou um oficial à AFP no noroeste do país.

O exército afirmou que mais de 100 militantes "de um refúgio seguro através da fronteira" atacaram tropas que patrulhavam. Reivindicou ter matado 14 militantes.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir