Categoria Politica  Noticia Atualizada em 25-06-2012

CPMI do Cachoeira marca nove depoimentos para esta semana
Comiss�o ouvir� pessoas ligadas aos governadores de Goi�s e do Distrito Federal que, supostamente, teriam liga��es com o contraventor Carlinhos Cachoeira.
CPMI do Cachoeira marca nove depoimentos para esta semana
Foto: camara.gov.br

A Comiss�o Parlamentar Mista de Inqu�rito (CPMI) que investiga as rela��es do contraventor Carlos Augusto Ramos, o Carlinhos Cachoeira, com agentes p�blicos e privados dever� ouvir nove pessoas nesta semana.

Os tr�s primeiros depoentes ser�o questionados na ter�a-feira (26), a partir das 10h15, sobre a venda da casa onde o contraventor foi preso em fevereiro deste ano. O im�vel, situado em condom�nio de luxo em Goi�nia, pertenceu ao governador de Goi�s, Marconi Perillo (PSDB).

Ser�o ouvidos na ter�a o ex-assessor de Perillo L�cio Fi�za Gouthier, que teria presenciado o pagamento do im�vel; �cio Ant�nio Ribeiro, um dos s�cios da empresa Mestra Administra��o e Participa��es, em nome da qual a casa foi registrada num cart�rio em Trindade (GO); e Alexandre Milhomen, arquiteto que trabalhou na reforma da resid�ncia.

Na quarta-feira (27), tamb�m �s 10h15, ser�o ouvidas outras tr�s pessoas ligadas ao governador de Goi�s:

* Jayme Eduardo Rinc�n: ex-tesoureiro da campanha de Perillo ao governo do estado em 2010, � presidente da Ag�ncia Goiana de Transportes e Obras P�blicas (Agetop) e foi citado em liga��es telef�nicas interceptadas pela Pol�cia Federal (PF). Segundo as investiga��es, foram depositados R$ 600 mil pelo grupo de Cachoeira na conta da empresa Rental Frota Ltda., que tem Jayme como um dos s�cios, com 33% de participa��o. A Rental j� confirmou o pagamento, mas diz que se refere � venda de 28 ve�culos usados. Da primeira vez em que foi convocado, em 30 de maio, Jayme alegou problemas de sa�de para n�o comparecer;

* Eliane Gon�alves Pinheiro: ex-chefe de gabinete de Marconi Perillo, ela � acusada de repassar informa��es sobre opera��es policiais. Segundo a PF, ela avisou Geraldo Messias, prefeito de �guas Lindas (GO), que agentes fariam uma opera��o de busca na casa dele numa opera��o de combate a fraudes contra a Receita Federal em Goi�s. Logo que as den�ncias vieram � tona, ela pediu exonera��o. Da primeira vez que foi convocada, Eliane conseguiu habeas corpus para ter o direito de permanecer em sil�ncio e tamb�m alegou problemas de sa�de para n�o comparecer;

* Luiz Carlos Bordoni: o radialista afirmou, em entrevista � imprensa, ter recebido dinheiro da Alberto & Pantoja Constru��es para prestar servi�o � campanha de Marconi Perillo ao governo de Goi�s em 2010. Segundo a PF, a Alberto & Pantoja � uma empresa de fachada de Carlinhos Cachoeira para lavar dinheiro da empreiteira Delta Constru��es S.A. Parte do pagamento, no valor de R$ 45 mil, foi feito em um dep�sito na conta da filha do radialista, Bruna Bordoni, que j� trabalhou no gabinete do senador Dem�stenes Torres (sem partido-GO). Tamb�m � imprensa, o radialista afirmou que outra parte do pagamento foi feita diretamente por Perillo. O governador goiano negou o fato por meio de nota oficial, informando que "jamais fez pagamentos a quem quer que seja" e que sempre recebeu jornalistas em seu escrit�rio, incluindo Bordoni, mas para conversas sobre temas pol�ticos da �poca. Agora, Bordoni est� sendo processado por Perillo.

Na quinta-feira (28), �s 10h15, a CPI colhe depoimentos para buscar esclarecer fatos relacionados ao governador do Distrito Federal (DF), Agnelo Queiroz (PT). Ser�o ouvidos:

* Cl�udio Monteiro: ex-chefe de gabinete do governador do Distrito Federal, foi citado em escutas telef�nicas como poss�vel facilitador do esquema de Cachoeira no governo do DF. � CPI, Agnelo afirmou n�o ter conhecimento sobre qualquer proximidade de Monteiro com Cachoeira e defendeu seu ex-subordinado;

* Marcello de Oliveira Lopes: tamb�m conhecido como Marcel�o, � ex-assessor da Casa Militar do DF. Segundo a pol�cia, ele estava envolvido na tentativa de conseguir a nomea��o de um aliado de Cachoeira no Servi�o de Limpeza Urbana (SLU) da capital. Agnelo relatou � CPI que, logo depois que se tornaram p�blicas as den�ncias, Marcel�o foi afastado;

* Jo�o Carlos Feitoza: ex-subsecret�rio de Esportes do DF, tamb�m conhecido como Zunga, � suspeito de receber dinheiro do grupo de Cachoeira e tamb�m de ser uma esp�cie de contato entre o governador Agnelo e o contraventor.

As reuni�es da CPMI do Cachoeira s�o realizadas na sala 2 da Ala Nilo Coelho, do Senado Federal.



Fonte: camara.gov.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir