Categoria Cultura  Noticia Atualizada em 25-06-2012

Resgatando memórias em Marataízes
No dia 21 de junho último, a EEEFM DOMINGOS JOSÉ MARTINS , através das professoras Angélica Estevão da Silva e Silviana Gomes da Silva Brito, promoveu um encontro de real significado para a cultura local.
Resgatando memórias em Marataízes
Foto: Divulgação

O referido encontro, foi realizado, em cumprimento das atividades da 3ª. Edição da OLIMPÍADA DA LINGUA PORTUGUESA, cuja temática é a preocupação em resgatar a memória do local onde vivemos.

PALESTRA E ENTREVISTAS.

O encontro contou com a participação de convidadas especiais. A palestrante convidada foi a ex-aluna do "EEEFMDJM" - Alexia Duarte Torres-, uma das finalistas da edição desse evento realizado em 2008. Alexia abordou em sua palavra a satisfação e o privilégio que foi ter sido escolhida como finalista naquela ocasião. Exibiu algumas fotos, expôs, com minúcias, cada etapa do concurso que a consagrou, visando com isso, encorajar aos novos participantes.

Na oportunidade foram entrevistadas duas moradoras antigas de Marataízes, cujas presenças muito nos honraram e nos alegraram. Trata-se de Dona Maria Sylvia Ferreira dos Santos, moradora em Marataízes há cerca de 40 anos e Dona Maria Aparecida Ferreira do Nascimento, moradora em Marataízes há cerca de 53 anos.

Dona Sylvia na sua entrevista, dentre outras lembranças, relembrou a época que ministrava aulas de Datilografia, citando vários alunos seus que hoje são pessoas ilustres que ajudaram a construir nossa cidade.

Dona Aparecida, por sua vez contou como era Marataízes naqueles tempos idos trazendo à lembrança dos participantes presentes, os serviços prestados pelo antigo Departamento de Correios e Telégrafos, sendo ela uma das primeiras diretoras desta instituição em Marataízes.

Essa foi uma daquelas realizações despretensiosas, mas que traz em si a força de contagiar e estimular a nossos meninos e meninas, despertando neles a vontade de amar a nossa cidade e se prepararem devidamente para escrever com suas vidas a história da nossa querida Marataízes.
















    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir