Categoria Geral  Noticia Atualizada em 27-06-2012

Kofi Annan convoca reunião do Grupo de Ação para a Síria
"Os objetivos do Grupo de Ação para a Síria são identificar passos e medidas que assegurem a plena aplicação do plano de seis pontos e as resoluções 2042 e 2043 do Conselho de Segurança, incluído o fim imediato da violência", manifestou Annan.
Kofi Annan convoca reunião do Grupo de Ação para a Síria
Foto: diariodonordeste.globo.com

O enviado especial da ONU para a Síria, Kofi Annan, convocou nesta quarta-feira para o próximo sábado uma reunião ministerial em Genebra, na Suíça, do Grupo de Ação para a Síria para buscar ações concretas que permitam avançar rumo à pacificação do país árabe.

Em comunicado divulgado em Genebra, o diplomata ganês acrescentou que "o Grupo de Ação também deverá elaborar um guia e os princípios para uma transição política liderada pelos sírios que reúna as aspirações legítimas do povo do país".

Annan convidou para a reunião os ministros das Relações Exteriores dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança da ONU (EUA, China, França, Reino Unido e Rússia), além da Turquia.

O secretário também convocou os secretários gerais da ONU e da Liga Árabe, a alta representante da União Europeia para Relações Exteriores, assim como os ministros das Relações Exteriores do Iraque, Kuwait e do Catar, que exercem cargos relacionados ao acompanhamento do conflito.

O encontro não terá um representante do Irã, país com grande influência na Síria e cuja presença era reivindicava pela Rússia como condição para participar da reunião internacional.

A convocação oficial, esperada há dias, ocorreu no mesmo dia em que a comissão de investigação para a Síria da ONU afirmou pela primeira vez que existe um "conflito armado" no país, o que também foi admitido pelo presidente Bashar al Assad 24 horas antes. EFE

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir