Categoria Social  Noticia Atualizada em 27-06-2012

Rio implanta duas novas UPPs no complexo da Penha
Duas novas Unidades de Pol�cia Pacificadora (UPPs) ser�o inauguradas nesta quarta-feira no complexo da Penha, na zona norte do Rio de Janeiro. As unidades atender�o uma �rea com mais de 13 mil moradores.
Rio implanta duas novas UPPs no complexo da Penha
Foto: noticias.terra.com

A UPP Chatuba contar� com 230 policiais que ser�o respons�veis pela seguran�a das subcomunidades do parque Prolet�rio do Grot�o, Caixa D��gua, Caracol e Laudelino Freire. S� nessa �rea moram 10 mil pessoas. A UPP fica na rua Silva Passos, em frente � quadra de esportes da Chatuba.

A outra unidade que come�a a funcionar hoje ter� 170 policiais e ficar� respons�vel pela �rea das comunidades da F�, Sereno, Paz, Frei Gaspar e Maturaca, beneficiando 3,5 mil moradores. A UPP F�/Sereno funciona na rua Maturac�, ao lado da creche municipal morro da F�.

O complexo da Penha foi ocupado pelo Ex�rcito no final de 2010 na mesma opera��o que dominou o complexo do Alem�o. A �rea foi tomada por soldados e depois por policiais do Batalh�o de Choque, que permaneceram nos locais para preparar a instala��o das duas UPPs.

Redu��o da criminalidade
Com a inaugura��o dessas novas unidades, o Rio de Janeiro chega a 25 UPPS ao todo. A primeira foi implantada em dezembro de 2008 no morro Santa Marta, em Botafogo na zona sul. De acordo com a Secretaria de Seguran�a, os �ndices de criminalidade em todo o Estado v�m apresentando queda significativa nos �ltimos anos e isso tamb�m � reflexo do trabalho realizado pelas UPPs.

Dados da pasta mostram que os homic�dios dolosos (com a inten��o de matar) apresentaram redu��o de 32,2% em n�meros absolutos. Em 2006, antes da inaugura��o da primeira UPP, foram registrados no Rio de Janeiro 41,1 assassinatos para cada 100 mil habitantes, n�mero que caiu para 26,5 em 2011. O roubo de ve�culos, outro term�metro da for�a da criminalidade, apresentou redu��o de 45,2% no mesmo per�odo. Em 2006 mais de 34 mil carros foram roubados no Estado e em 2011 o n�mero total n�o chegou a 19 mil.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir