Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-06-2012

Annan propõe plano de governo de transição para a Síria
Governo incluiria partidários de Assad e oposicionistas. Rússia já disse que se opõe a solução vinda de fora da Síria.
Annan propõe plano de governo de transição para a Síria
Foto: g1.globo.com

O mediador internacional Kofi Annan propôs o apoio a um governo de transição na Síria, que incluiria partidários do presidente Bashar al Assad e membros da oposição, para encontrar uma solução política ao conflito, informaram fonte diplomáticas.

As principais potências (Rússia, China, Estados Unidos, Reino Unido, França) respaldam a ideia, que será discutida na reunião de sábado em Genebra do grupo de ação sobre a Síria, segundo as mesmas fontes.

De acordo com o plano proposto por Annan, o novo governo de coalizão incluiria membros do atual governo sírio e grupos da oposição, mas não dirigentes "cuja presença poderia ser nociva para a transição, prejudicar a credibilidade do governo ou os esforços de reconciliação", afirmou uma fonte.

"A descrição feita por Annan dá a entender que Assad poderia ser excluído, mas também que alguns dirigentes da oposição poderiam ficar de fora", afirmou outro diplomata, que explicou que não existem elementos na proposta de Annan que excluam explicitamente Assad.

Rússia
A Rússia se nega a apoiar uma solução ao conflito sírio que seja imposta do exterior, advertiu nesta quinta o ministro russo das Relações Exteriores, Serguei Lavrov, que também afirmou que não existe acordo final sobre o novo plano de Annam.

"A Rússia não pode apoiar, nem apoiará uma solução que seja imposta do exterior", declarou Lavrov à imprensa.

"Precisamos favorecer o diálogo e não prejulgar os resultados do diálogo", completou o chanceler.

Lavrov também afirmou que excluir o Irã de uma conferência internacional sobre a Síria em Genebra no próximo fim de semana é um "erro" e acusou os Estados Unidos de ter uma "dupla moral" por não aceitar a presença iraniana.

"O Irã é um ator influente nesta situação e eu acredito que o fato de manter afastado este país do encontro de Genebra é um erro", declarou Lavrov.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir