Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-06-2012

Sérvio Karadzic é absolvido da acusação de genocídio na Bósnia
Karadzic comandou as tropas, era o comandante sérvio-bósnio no na Guerra dos Balcãs.
Sérvio Karadzic é absolvido da acusação de genocídio na Bósnia
Foto: noticias.terra.com

O ex-dirigente sérvio da Bósnia Radovan Karadzic foi absolvido nesta quinta-feira da acusação de genocídio na Bósnia, mas segue acusado perante o Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) por outros motivos, como o massacre de 1995 na cidade de Srebrenica.

"O TPII pronuncia a absolvição da primeira acusação da ata de acusação", declarou o juiz sul-coreano O-Gon Kwon em uma audiência pública em Haia. O juiz afirmou que não havia provas suficientes para corroborar que se cumpra com a definição de "genocídio" no caso destas mortes cometidas por forças sérvias da Bósnia em 1992. No dia 11 de junho, a defesa de Karadzic havia pedido em Haia sua absolvição argumentando que em 1992 não houve genocídio na Bósnia.

Karadzic, 66 anos, é acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra durante a guerra da Bósnia (1992-1995) e tem que responder, entre outros, pelo massacre de Srebrenica de julho de 1995, o mais importante na Europa desde a Segunda Guerra Mundial. Karadzic foi detido em julho de 2008 em Belgrado após 13 anos de clandestinidade. Seu julgamento começou em outubro de 2009.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir