Categoria Agricultura  Noticia Atualizada em 28-06-2012

Sustentabilidade que começa na lavoura
Usina Paineiras fabrica adubo orgânico a partir de resíduo da cana e comprova que além de ajudar o meio ambiente, garante mais produtividade às lavouras
Sustentabilidade que começa na lavoura
Foto: Divulgação

A preocupação com o meio ambiente faz parte da rotina de todos que trabalham na Usina Paineiras, a nona maior indústria de alimento do Espírito Santo. Aliar produção agrícola e industrial à forma sustentável faz parte das prioridades da empresa centenária. E para alcançar esses objetivos os trabalhos começam na lavoura, muito antes do corte da cana: no plantio a ação já é ecologicamente correta.

Grande parte do adubo utilizado é orgânico é produzido pela própria Usina. Trata-se da torta de filtro, um material orgânico feito a partir da cana que é moída para a produção do açúcar. "A torta de filtro é um resíduo proveniente do campo, rico em fósforo e matéria orgânica, extraído por filtragem do caldo da cana durante o processo de fabricação de açúcar", explica o gerente agrícola da Usina Paineiras, Antônio Pessoa.

Esse resíduo orgânico pode ser utilizado imediatamente após a saída da indústria. "As vantagens estão na melhoria das propriedades físicas, químicas e microbiológicas do solo, trazendo benefícios para o aumento da produtividade das lavouras e também para a longevidade, ou seja, a lavoura fica mais sadia produzindo mais e por mais tempo", ressalta Antônio.

Esse processo apresenta muitos outros benefícios que vão além das lavouras. "Chegou-se até aqui devido à necessidade de fazer um produto final mais puro para o consumidor. Além disso, a produção de torta de filtro representa uma economia considerável de adubos químicos, já que substitui parte do fósforo e do nitrogênio", finaliza o gerente agrícola.


    Fonte: Assessoria de Imprensa da Usina Paineiras
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir