Categoria Geral  Noticia Atualizada em 28-06-2012

Chove acima da média em João Pessoa e alaga 9 pontos da cidade
Chuva atingiu as regiões do Litoral, Agreste e Brejo paraibano. Em Pitimbu, uma casa desabou e um morador morreu soterrado.
Chove acima da média em João Pessoa e alaga 9 pontos da cidade
Foto: g1.globo.com

Ruas alagadas, deslizamento de barreira, queda de árvore e congestionamento no trânsito. Esse foi o cenário na manhã desta quinta-feira (28) em ruas da região metropolitana de João Pessoa. Em Pitimbu, no Litoral Sul paraibano, uma casa desabou e um morador morreu soterrado. A meteorologista Marle Bandeira, da Agência Executiva de Gestão das Águas da Paraíba (Aesa), disse que choveu 76,4% acima da média do mês.

De acordo com a meteorologista a chuva forte da quarta (27) para quinta-feira (28) atingiu o Litoral, o Agreste e o Brejo. O acumulado em João Pessoa foi de 151,6mm. Segundo Marle Bandeira, a média para o mês era de 301,7mm e nos últimos 28 dias já atingiu 532,3mm.

No bairro Manaíra, em João Pessoa, uma árvore caiu por conta da chuva e interditou a rua. A Marle Bandeira explicou que as chuvas das últimas 24 horas variaram entre as intensidades forte e moderada. A assessoria de imprensa da Superintendência Municipal de Mobilidade Urbana (Semob) informou que foram registrados nove pontos de congestionamento provocados por conta da chuva.

Na avenida Pedro II, moradores da comunidade São Rafael interditaram um trecho da avenida após suas casas ficarem alagadas. Eles reivindicavam um auxílio dos órgãos públicos. Por volta das 10h, o trecho foi liberado, mas logo em seguida voltou a ficar lento após um engavetamento envolvendo três veículos. No anel interno do Parque Solon de Lucena (Centro), na avenida Beira Rio, Ladeira do Cuiá (entre os bairros Mangabeira e Valentina) e na ladeira do Rangel as ruas ficaram alagadas e o trânsito ficou congestionado.

Deslizamento

Por conta da chuva, uma parte da barreira localizada às margens da BR-230 em João Pessoa, deslizou na manhã desta quinta-feira (28). A Polícia Rodoviária Federal, informou que o deslizamento aconteceu no km 19 e os dois sentidos da rodovia ficaram interditados.

Por volta das 10h, a PRF informou que o trânsito estava liberado no sentido de João Pessoa para Campina Grande. Já no sentindo João Pessoa para Cabedelo estava interditado. Uma equipe do Corpo de Bombeiros esteve no local do acidente.

A Defesa Civil também registrou deslizamentos nas comunidades São Rafael, no bairro Castelo Branco, e Timbó, nos Bancários. Segundo a Defesa Civil, famílias da comunidade São Rafael deverão ser removidas para um abrigo provisório na Escola Estadual Raul Córdula, no bairro da Torre, mas algumas estão resistindo em deixar suas casas. Já na comunidade do Timbó, as famílias que estão em moradias de risco serão removidas para abrigo na Igreja Menino Jesus de Praga, nos Bancários. Nos abrigos, as famílias recebem assistência da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), como auxílio de alimentação, colchões e cobertores.

Congestionamento

Na Avenida Sanhauá, no Varadouro, em frente à Estação Ferroviária os veículos estavam sendo desviados pela rua Rosário di Lorenzo, por trás do posto de gasolina, mas no final da manhã foi liberada. Ainda permanecem interditados o anel interno no Parque Solon de Lucena e a Avenida Beira Rio.

Outros pontos de engarrafamento foram registrados na Avenida Tito Silva (Castelo Branco), na rua Manoel Lopes de Carvalho (Água Fria), na rua Sérgio Guerra (Bancários) e na Avenida José Américo (Torre). A Semob também registrou três colisões sendo uma na giratória da Universidade Federal da Paraíba, uma na ladeia do Rangel e outra em um cruzamento do bairro Cabo Branco.

No município de Santa Rita, na Grande João Pessoa, os moradores do Centro também tiveram as suas casas alagadas. De acordo com os registros da Aesa, o acumulado das últimas 24 horas foi de 128,6 mm. O município que registrou mair índice de chuva foi Bayeux, também na Grande João Pessoa, com 168mm.

As temperaturas mais baixas foram registradas em Areia (18,8ºC ), no Brejo paraibano, Monteiro (19,1ºC), no Cariri, e em Campina Grande (19,2ºC), no Agreste.

A Defesa Civil do Estado informou que não recebeu nenhum chamado. Em caso de emergência, a população pode acionar a Defesa Civil Estadual através dos telefones: 199 (para João Pessoa) e 8828-8343 (para demais municípios). Em João Pessoa, o telefone da Defesa Civil municpal é o 0800 285 9020












Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir