Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 28-06-2012

Pacientes chegam a esperar dois anos por consultas e exames, no ES
Para enfrentar a longa espera, alguns pacientes chegam a levar marmitas. Segundo diretora, faltam profissionais nos postos de sa�de da regi�o.
Pacientes chegam a esperar dois anos por consultas e exames, no ES
Foto: g1.globo.com

Os moradores dos bairros Morro do Quadro, Vila Rubim, Santa Tereza e Morro do Cabral, em Vit�ria, est�o insatisfeito com a falta de atendimento m�dico nos dois postos de sa�de que atendem �s comunidades. Os pacientes, muitas vezes, enfrentam filas durante toda a madrugada e, mesmo assim, n�o conseguem a consulta. Alguns est�o h� anos esperando por uma oportunidade de atendimento com alguns profissionais, como ginecologistas, por exemplo. Segundo a diretora de uma das unidades, o principal problema � a falta de m�dicos e a grande procura.

A moradora Jussara Martins saiu de casa antes do sol nascer e at� providenciou uma marmita para aguardar a longa espera nas filas da unidade de Santa Tereza. "A doutora me encaminhou para Jardim Am�rica, em Cariacica, mas l� at� hoje n�o saiu meu exame. J� faz dois anos que estou nessa luta, com a minha garganta ruim, e n�o sei o que fazer", explicou.

A vendedora Valdeci Gomes disse que n�o se conforma com a situa��o que precisa enfrentar para ter aceso � sa�de p�blica. "Como que fica a sa�de da mulher? Eu com 51 anos e a minha filha com 17 estamos precisando de tratamento, mas onde est� o ginecologista? Estamos indignados com a situa��o das unidades de sa�de do Morro do Quadro", reclamou a moradora, que disse estar esperando por consultas e exames h� dois anos.

Um dos casos de quem chegou cedo � unidade � o da moradora Elis�ngela Estev�o, que h� cinco meses faz o mesmo procedimento na tentativa de conseguir uma consulta para o marido com um oftalmologista. "Eles falam que tem consulta, mas nunca tem. Se algu�m chegar �s 17h aqui, n�o tem mais. Ningu�m entende nada", disse.

A diretora da unidade de Santa Teresa, Rita Deboni, reconheceu a demora na marca��o de algumas consultas, mas afirmou que o principal problema � a falta de profissionais e a grande demanda de pacientes. O posto est� atendendo apenas a �rea de pediatria e isso tamb�m contribui para a lentid�o no posto de sa�de. De acordo com a diretora, na unidade h� apenas dois cl�nicos gerais, um ginecologista e um pediatra, que atendem, em m�dia, 300 pessoas por semana.

O posto de Santa Avelina, que deveria ajudar a atender a demanda das quase 7,4 mil pessoas que vivem nos bairros Santa Tereza, Morro do Quadro, Vila Rubim e Morro do Cabral, possui apenas dois pediatras, o que sobrecarrega a unidade de Santa Tereza.

Quanto � pouca quantidade de profissionais, a Secretaria de Sa�de de Vit�ria disse que est� contratando profissionais e que essas unidades v�o ganhar novos m�dicos. No posto de Santa Avelina ter� mais dois cl�nicos e um ginecologista. J� o de Santa Tereza vai ganhar mais um ginecologista. Os m�dicos que foram aprovados no concurso j� foram convocados, mas ainda precisam se apresentar para come�arem os servi�os.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir