Categoria V�rus & Cia  Noticia Atualizada em 29-06-2012

Sem mais palavras...
�As pessoas felizes lembram o passado com gratid�o, alegram-se com o presente e encaram o futuro sem medo�, Epicuro.
Sem mais palavras...

H� 73 anos, em 29 de junho de 1939, Newton Braga publicou na revista Cachoeiro de Itapemirim o poema que reuniu o esp�rito cachoeirense sobre o amor e bairrismo � cidade. Inicio meu texto com a ousadia de citar um trecho de �Haver� outras assim... �, "(...) Bonita? N�o. Talvez mesmo feia; pesa-me confessa-lo. H� morro, para todo o lado que se olhe: assim o horizonte � curto (embora certos crep�sculos bem mere�am um olhar embevecido). Entre os morros, fazendo curvas, vem um rio que tem personalidade. Tem. Por qu�? N�o saberia explicar. � dessas coisas que a gente sente e n�o acha jeito de explicar bem".

A Festa de Cachoeiro causa isso nas pessoas. Mesmo com as n�o nascidas na cidade. Algumas s�o agraciadas com o t�tulo de cidad� cachoeirense. Acredito que a maioria dos "imigrantes" gostaria de uma honraria desse calibre, afinal, n�o � qualquer um que � de Cachoeiro.

Ser ou estar nesta cidade � para quem tem personalidade como � do Rio Itapemirim. Salvem aqueles que a escolheram para viver. Isso � muito natural. Afinal, n�o h� explica��o para tanta gente bonita, amiga e trabalhadora como a nossa. Viver Cachoeiro n�o significa morar na cidade e para isso existe o exemplo do Cachoeirense Ausente, que vive, respira e divulga as peculiaridades do munic�pio em outros ares. Vide Sergio Garschagen, o ausente de 2012, mais presente que conhe�o.

Como diz um amigo (Joaquim Neiva) "sem mais palavras" � o t�tulo que escolhi para este texto por Cachoeiro emudecer-me de tanta alegria. Tive um ano dif�cil... 2011 n�o foi uma maravilha. Alguns chamariam de imposs�vel passar por meses de tratamento. Poucos n�o acreditaram, mas, no meio do caminho encontrei pessoas que d�o a vida pelo que fazem e, por isso, n�o perdi a oportunidade de me tornar amigo delas (todas da Casa Reviver em Mimoso do Sul).

Os muitos amigos que tenho aqui na "Atenas Capixaba" me abra�aram quando voltei com a satisfa��o de quem v� um irm�o retornando de longe. Ent�o me senti um pouco ausente, e, agora, presente tenho uma d�vida pessoal e moral com meus amigos e com a sociedade, e sempre com a minha cidade.

Bastou voltar para o vale dos morros que encontrei meu horizonte. Confesso, n�o � f�cil, mas, de p�, ergo-me com a personalidade do Rio Itapemirim e sigo em frente a cada dia... "Conhecendo novas manhas e as manh�s...".

Por tudo isso. Por Deus, pela minha fam�lia, pela homenagem recebida na Sess�o Solene da C�mara Municipal de Cachoeiro de Itapemirim. Pela Academia Cachoeirense de Letras (ACL) e por todos os amigos que esperaram minha volta e pelos novos que fiz durante a caminha da sobriedade, desta vez, n�o vou me conter: muito obrigado! E... Sem mais palavras. Por enquanto.

Fonte: Reda��o Maratimba.com
 
Por:  Roney Moraes    |      Imprimir