Categoria Geral  Noticia Atualizada em 30-06-2012

Produtores rurais do RS fazem ato contra prejuízos causados pela seca
Segundo sindicato, mais de mil agricultores protestaram em Santo Ângelo. Ministro diz que governo já realizou várias medidas para os produtores.
Produtores rurais do RS fazem ato contra prejuízos causados pela seca
Foto: g1.globo.com

Uma mobilização de produtores rurais reuniu na manhã desta sexta-feira (29) mais de mil pessoas na Esquina Democrática, no Centro de Santo Ângelo, na Região Noroeste do Rio Grande do Sul. O número é estimado pelo Sindicato Rural do município. Os manifestantes pedem que o governo federal elabore soluções ao endividamento, renda, falta de seguro rural efetivo e ao acesso à irrigação, como reparação ao prejuízo decorrente da estiagem que afeta parte do estado.

O ato reuniu agricultores de toda a região Noroeste, que levaram faixas e máquinas agrícolas ao local. "Hoje se produz em média 156 milhões de toneladas de grãos ao ano no país. Nosso objetivo é mobilizar o governo para ajudar os produtores a aumentarem esse número para 200 milhões de toneladas, aumentando empregos, alimentos e o peso da balança comercial", declarou o presidente do sindicato, Rogério Milanesi.

Órgãos públicos, universidades, indústria e estabelecimentos comerciais também apoiaram a manifestação fechando as portas mais cedo. A estiagem já dura sete meses e o prejuízo estimado pela Emater-RS ultrapassa R$ 5 bilhões.

Até pouco antes das 14h, a Brigada Militar ainda não possuía uma estimativa de presença de público no local.

O G1 entrou em contato com o ministro do Desenvolvimento Agrário, Pepe Vargas. Segundo ele, o governo federal tomou uma série de medidas para beneficiar os agricultores com linha de crédito pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), como a prorrogação do prazo de todas as parcelas vencidas no primeiro semestre até o dia 31 de julho e a abertura da possibilidade de renegociação de dívidas. "Emitimos R$ 60 milhões para arcar com este custo", declarou.

O ministro disse ainda que foi lançada uma linha de crédito especial na qual a taxa de juros é de 1%, e o prazo de pagamento, de 10 anos. "Também anunciamos uma bolsa-estiagem para todo o agricultor sem seguro agrícola", ressaltou.

Já em relação aos produtores com linha de crédito pelo Programa Nacional de Apoio ao Médio Produtor Rural (Pronamp), a cargo do Ministério da Agricultura, Pepe lembrou que juros foram reduzidos de 6,25% para 5%. O Sindicato Rural informou que entre seus filiados estão produtores com ambas as linhas de crédito.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir