Categoria Ciência e Saúde  Noticia Atualizada em 01-07-2012

Pedro Arthur é internado em BH após insuficiência respiratória
Criança se tornou símbolo de combate à meningite e passou por cirurgia rara. O menino de nove anos contraiu a doença ainda bebê e ficou tetraplégico.
Pedro Arthur é internado em BH após insuficiência respiratória
Foto: g1.globo.com

O garoto Pedro Arthur Diniz, que se tornou símbolo de combate à meningite, foi internado nesta sexta-feira (29) em Belo Horizonte depois de ter sido diagnosticado com insuficiência respiratória. O menino de nove anos foi encaminhado ao Hospital Felício Rocho, no bairro Prado, na Região Oeste da capital. De acordo com a assessoria da unidade de atendimento, ele está no Centro de Terapia Intensiva (CTI), mas o estado de saúde dele é estável.

No dia 24 de fevereiro deste ano, o menino recebeu alta no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, após ter ficado internado no local por quase dois meses e passar por uma cirurgia. Ele foi operado para a implantação de um marca-passo diafragmático para dispensar o uso de respirador mecânico.

Pedro Arthur contraiu meningite bacteriana pneumocócica quando ainda bebê. Ficou sete meses internado e saiu do hospital com tetraplegia, uma sequela da doença. Desde então, a família busca tratamentos para melhorar a qualidade de vida do garoto, que não teve o sistema cognitivo afetado. Em 2006, os pais criaram um instituto para divulgar informações sobre a doença, e o caso dele se tornou bastante conhecido na capital mineira e em outros estados.

Cirurgia rara

Pedro Arthur passou por uma cirurgia rara no dia 7 de janeiro deste ano. O procedimento foi possível porque a família ajuizou ação na Justiça para que governo do estado de Minas Gerais pagasse pela operação, orçada em R$ 500 mil. A ação foi deferida pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG) em outubro de 2011.

"O marca-passo tem várias vantagens. A primeira é a despreocupação com a respiração mecânica, que depende de bateria e ainda é ruim para os pacientes falarem e engolirem. Outro ponto é o risco de infecção, que cai drasticamente. Além disso, é a questão da reinserção social", disse o cirurgião Rodrigo Sardenberg. O marco-passo diafragmático não dispensa bateria, mas é bem compacto e funciona como um rádio-transmissor. A antena fica presa à pele do paciente com uma fita adesiva logo abaixo dos dois mamilos.

Segundo o médico, Pedro Arthur foi a primeira criança a passar pelo procedimento na América do Sul. Anteriormente, ele já havia operado dois adultos. O aparelho estimula a respiração espontânea, permitindo que o paciente deixe de usar equipamentos mecânicos, que dependem de energia elétrica.

O marca-passo chegou ao Brasil há cerca de um ano e sua difusão poderia permitir uma grande economia com internações, de acordo com Sardenberg. "Hoje, a instalação do aparelho gera uma economia de 15 a 20 mil dólares por mês, por paciente, nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, é estimado que cerca de mil pessoas poderiam ser beneficiadas por este aparelho, a maioria está internada", disse. Segundo o médico, em todo o mundo, aproximadamente três mil pessoas usam o equipamento.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir