Categoria Geral  Noticia Atualizada em 03-07-2012

Ex-designer da Ferrari Pininfarina morre aos 85 anos
Sergio Pininfarina, cuja empresa da fam�lia projetou quase todas as Ferrari desde 1950 e cujo nome ainda � sin�nimo de alguns dos carros mais glamourosos do mundo, morreu aos 85 anos.
Ex-designer da Ferrari Pininfarina morre aos 85 anos
Foto: senato.it

A companhia Pininfarina informou nesta ter�a-feira que ele morreu durante a noite em sua casa, em Turim.

Pininfarina foi preparado por seu pai Gian Battista, um ex-fabricante de carruagens em Turim que fundou a influente casa de design de autom�veis na d�cada de 1930, para suced�-lo no neg�cio desde que ele era crian�a.

Nascido em 1926, ele ingressou na empresa da fam�lia depois de se formar em engenharia mec�nica pela Universidade Polit�cnica de Turim. Tornou-se presidente-executivo em 1961 e, em seguida, presidente do conselho quando seu pai morreu, em 1966.

Na �poca, a empresa j� havia ascendido � proemin�ncia atrav�s de um talento especial para tornar as �ltimas tend�ncias de design aerodin�mico atraentes para um p�blico mais amplo.

O prest�gio da fam�lia na It�lia era tanto que ela foi autorizada a mudar seu nome para Pininfarina do original Farina com um decreto presidencial em 1961. Pinin, que significa "o pequeno" no Piemonte, era o apelido de Gian Battista.

O inovador modelo coupe Cisalfa, de 1947, projetado por Gian Battista "Pinin" Farina ap�s a 2a Guerra Mundial, agora est� exposto no Museu de Arte Moderna de Nova York. Era um dos modelos preferidos de Sergio.

Gian Battista tamb�m iniciou a conex�o Ferrari em 1952, mas Sergio acabou por gerir a maioria dos projetos comuns e transformou um neg�cio que era artesanal em um nome de reconhecimento mundial.

Sob o comando de Pininfarina durante meio s�culo, a produ��o da empresa automobil�stica cresceu de 524 unidades por ano para mais de 50.000.

Al�m da parceria hist�rica com a Ferrari, Alfa Romeo e Maserati (todas de propriedade da Fiat), Pininfarina tamb�m projetou autom�veis para a Rolls-Royce e outros marcas n�o italianas.

O Chevrolet Corvette Rondine de 1963, o Cadillac Allante de 1986, o Bentley Azure de 1995 e o Peugeot 406 Coupe de 1996 (projetado por Sergio) usavam o emblema Pininfarina.

Sergio tamb�m projetou o Fiat 124 Spider de 1986, o Ferrari Testarossa de 1984, o Ferrari Enzo de 2002, o Maserati Quattroporte de 2003 e o Ferrari Scaglietti de 2004.

A Pininfarina foi listada na bolsa Italiana em 1986.

Sergio Pininfarina deixou o cargo para tornar-se presidente honor�rio em 2006, pouco antes da crise financeira, que atingiu fortemente a ind�stria automotiva.

Muitos fabricantes pequenos, como a alem� Karmann e a francesa Heuliez, n�o sobreviveram. Outras empresas de design diminu�ram de tamanho, enquanto a Italdesign --outra projetista de autom�veis-- foi adquirida pela Volkswagen AG.

A Pininfarina foi for�ada a levantar capital em 2009, renegociar a sua d�vida e reduzir o seu neg�cio.

Ela teve que fechar suas opera��es de fabrica��o e reinventar-se como um pequeno nicho de design, com participa��o de 77 por cento da fam�lia na empresa sendo usada como garantia para empr�stimos com os credores, que precisam ser pagos at� 2018.

Em maio, a Pininfarina afirmou que esperava registrar este ano seu primeiro lucro desde 2004.

Fonte: br.reuters.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir