Categoria Incêndio  Noticia Atualizada em 04-07-2012

Incêndio em hospital do Rio de Janeiro causa uma morte
Um incêndio que atingiu nesta quarta o Hospital Universitário Pedro Ernesto, em Vila Isabel, zona norte do Rio de Janeiro, causou a morte de uma mulher. Cerca de 100 pacientes precisaram ser realocados devido à fumaça.
Incêndio em hospital do Rio de Janeiro causa uma morte
Foto: noticias.terra.com

"Tivemos infelimente o óbito de uma senhora em uma fase terminal, mas que evidentemente a fumaça contribuiu para o óbito", lamentou o governado do RJ, Sérgio Cabral.

A vítima estava internada com fibrose pulmonar na ala de cirurgia torácica, no 4º andar. Ainda não há informações sobre a identidade da paciente.
O prédio do almoxarifado foi construído há cerca de um ano. Os bombeiros já controlaram o incêndio e agora fazem o trabalho de rescaldo no local. A luz e os elevadores já foram reestabelecidos. Cerca de 80 homens do Quartel Central e dos batalhões da Tijuca e de Vila Isabel trabalharam no combate às chamas. O helicóptero da corporação também ajudou na operação.

De acordo com a assessoria de imprensa da instituição, não há feridos. Os pacientes de quatro andares foram levados a área de raio-X e foi improvisada uma enfermaria no térreo. Houve atendimento também no pátio e nos corredores. Foram removidos doentes que estavam no 2º (alas de dermatologia, neurologia e emergência infantil), 3º (alas de nefrologia e hemodiálise), 4º (alas de cirurgia torácica, plástica e oftamologia) e 5º andares (ala de ortopedia). Segundo a supervisora de enfermagem do Pedro Ernesto, Bianca Siciliano, oito pacientes que estavam na semi-intensiva, no 3º andar, também foram removidos.

"Estamos com a sensação de dever cumprido. Os pacientes que necessitam de mais suporte serão removidos, mas todos estão sendo monitorados. Tivemos dificuldades em fazer o resgate em meio à fumaça. Os pacientes estavam assustados, porque foram surpreendidos por volta das 5h da manhã. Graças a Deus, não foi uma tragédia, conseguimos evitar o pior", ressaltou Bianca.

O atendimento às pessoas que estão internadas será mantido, mas as consultas médicas marcadas para hoje foram canceladas e serão remarcadas. No pátio do hospital, há diversas ambulâncias que foram oferecidas pela prefeitura e pelo governo do Estado, mas não precisaram ser utilizadas para transferir pacientes. Mesmo assim, ainda não está descartada a remoção de internados com maior gravidade.

O hospital é vinculado à Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj). Apesar da greve dos servidores públicos federais, a supervisora de enfermagem informa que o funcionamento na instituição era normal e não havia ninguém parado. Ao todo, 350 pessoas estão internadas no local.

Lindalva de Lima, 57 anos, auxiliar de serviços gerais, estava no local no momento em que o incêndio iniciou. "Comecei a sentir cheiro de coisa queimada, depois veio o fogo. Foi muito tenso na hora, era o pessoal descendo com paciente, bebezinho no colo. Ninguém ficou ferido porque eles tomaram as providências e todo mundo conseguiu descer", conta.

Visitas
Os secretários estaduais de Saúde, Sérgio Côrtes, e da Defesa Civil, Sérgio Simões, e o diretor geral do hospital, Rodolfo Nunes, auxiliam no atendimento aos parentes dos internados no Pedro Ernesto. Os familiares estão sendo recebendo informações no auditório da instituição. O horário de visitas - das 15 às 16h - está mantido.

Trânsito
Segundo o Centro de Operações, a pista da esquerda da rua Professor Manuel de Abreu foi interditada entre a rua Pereira Nunes e a Felipe Camarão para facilitar o trabalho dos bombeiros. A avenida Boulevard 28 de Setembro também foi fechada.

Agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego do Rio de Janeiro (CET-Rio) trabalhavam para auxiliar os motoristas que passavam pela região.


Pacientes do Hospital Pedro Ernesto são transferidos para outros hospitais públicos




Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir