Categoria Policia  Noticia Atualizada em 05-07-2012

Pelo menos sete torcedores ficam feridos em confronto com a PM
Confus�es ocorreram na frente do Pacaembu. Atingido por bala de borracha, torcedor tem ferimento na altura do olho.
Pelo menos sete torcedores ficam feridos em confronto com a PM
Foto: g1.globo.com

Pelo menos sete torcedores ficaram feridos em confrontos com a Tropa de Choque da Pol�cia Militar (PM), na noite desta quarta-feira (4), na entrada do est�dio do Pacaembu.

O primeiro conflito ocorreu por volta das 21h10, antes do in�cio do jogo entre Corinthians e Boca Juniors. Outros dois princ�pios de tumulto foram registrados por volta das 21h40 e das 23h30.

Por conta de tentativas de invas�o da entrada do est�dio, e para conter o tumulto da torcida que se aglomerava na Pra�a Charles Miller, a PM usou bombas de g�s lacrimog�neo e balas de borracha.

O tenente-coronel Walmir Martini, comandante do policiamento na parte externa do est�dio, disse que a origem da confus�o deveu-se a "um grupo que j� estava esperando do lado de fora para tentar invadir o est�dio". Segundo ele, os torcedores derrubaram uma parte do alambrado para for�ar a entrada. "O Choque, infelizmente, teve que agir", disse. Alguns torcedores pegaram pedras no ch�o para atirar na dire��o da pol�cia.

Ferido na altura do olho
O torcedor Fabiano Torquato, de 34 anos, foi um dos que teve ferimento mais grave. Ele recebeu um tiro de bala de borracha na altura do olho e corre o risco de perder a vis�o. Ele est� internado no Hospital das Cl�nicas (HC), segundo a Guarda Civil Metropolitana.

Outro torcedor, Fabiano Prado Perco, foi ferido na orelha e na cabe�a, durante o confronto com a PM. "A gente vem ver o jogo, n�o quer confus�o, mas os policiais nos agrediram".

J� o manobrista Euclides Freitas, de 27 anos, mostrava uma marca de pancada de bast�o que recebeu de policiais. "Pegaram meu ingresso, eu n�o consegui entrar", afirmou.

O funcion�rio p�blico La�rcio Jos� de Oliveira, de 28 anos, foi atendido pelos Bombeiros e teve o rosto enfaixado, ap�s ser atingido por um estilha�o de bomba de efeito moral. "Jogaram uma bomba e ela explodiu na minha cara. Cortou a p�lpebra", reclamou.


Torquato foi um dos torcedores com ferimento mais grave: ele recebeu um tiro de bala de borracha na altura do olho.




900 policiais
Foram montados bloqueios na regi�o do est�dio para garantir que s� torcedores com ingressos se aproximassem dos port�es do Pacaembu. Cerca de 900 policiais, sendo 600 da Tropa de Choque e outros 300 do policiamento de �rea, fizeram a seguran�a na hora do jogo, de acordo com o major Celso Lucas.

O G1 identificou um ve�culo da Tropa de Choque com o vidro estilha�ado. Torcedores usavam camisas amarradas aos rostos e atiravam pedras nos policiais, antes do fim do jogo.

No 7� DP, na regi�o da Lapa, uma briga entre torcedores do Corinthians e do Palmeiras estava sendo registrada, segundo investigadores de plant�o. Eles tiveram um desentendimento em um local distante do est�dio que os policiais n�o souberam informar qual era. Eles aguardavam para ser ouvidos, por volta das 2h30 de quinta-feira (5).

Houve pelo menos 128 apreens�es de bebidas alco�licas, alimentos e refrigerantes vendidos ilegalmente na entrada do est�dio, segundo o supervisor da fiscaliza��o da Subprefeitura da S�, Jos� Lang. Quatro ve�culos usados pelos ambulantes tamb�m foram apreendidos.

O clima de confronto apaziguou com o fim do jogo, quando a torcida do Corinthians comemorou a vit�ria e permaneceu na entrada do est�dio at� a 1h30 desta quinta. Torcedores ainda permaneciam no local e outros dormiam na entrada das esta��es de metr� Barra Funda e Marechal Deodoro.


Carro da PM teve um vidro quebrado.




Fonte: g1.globo.com
 
Por:      |      Imprimir