Categoria Geral  Noticia Atualizada em 05-07-2012

Otan volta a entrar no Afeganistão pela fronteira paquistanesa
Caminhões com material da Otan entraram nesta quinta-feira no Afeganistão através da fronteira com o Paquistão pela primeira vez após sete meses de bloqueio, provocado por uma crise diplomática entre Islamabad e Washington.
Otan volta a entrar no Afeganistão pela fronteira paquistanesa
Foto: noticias.terra.com

Pelo menos dois caminhões com água mineral para as tropas da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) atravessaram o posto de fronteira de Chaman (sudoeste do Paquistão) para entrar no sul do Afeganistão.

Estados Unidos e Paquistão concluíram um acordo na terça-feira que permite a retomada do tráfego pelo território paquistanês dos comboios de mantimentos para as tropas da Força Internacional de Assistência à Segurança (Isaf) da Otan no Afeganistão, interrompidos depois de um bombardeio da Aliança Atlântica que matou 24 soldados paquistaneses na fronteira afegã em novembro de 2011.

O erro aumentou as tensões entre Washington e Islamabad. A relação entre os dois países já estava abalada desde o ataque secreto americano que matou Osama bin Laden em maio de 2011 no norte do Paquistão.

O acordo desta semana prevê, entre outros pontos, a liberação de uma ajuda americana de 1,1 bilhão de dólares para o Exército paquistanês que os Estados Unidos haviam congelado ano passado.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:      |      Imprimir