Categoria Politica  Noticia Atualizada em 09-07-2012

Coalizão que deve vencer nas urnas pede unidade na Líbia pós-Kadhafi
Líder Mahmud Jibril pediu consenso para escrever nova Constituição. País celebrou primeiras eleições legislativas após a ditadura.
Coalizão que deve vencer nas urnas pede unidade na Líbia pós-Kadhafi
Foto: g1.globo.com

O líder da Aliança das Forças Nacionais (AFN), que pode vencer as históricas eleições de sábado na Líbia, defendeu a unidade dos demais partidos políticos, enquanto o país aguarda os primeiros resultados oficiais.

"Fazemos um sincero apelo ao diálogo nacional, com o objetivo de unir todos sob uma só bandeira, para chegar a um acordo, a um consenso com base no qual a Constituição poderá ser redigida e o novo governo poderá ser formado", declarou Mahmud Jibril.

"Seja antes ou depois do anúncio dos resultados, os dirigentes dos outros partidos políticos são chamados à mesa de diálogo. A Líbia precisa de todos nós. Não pode levantar com o esforço de apenas uma corrente ou apenas uma pessoa", disse.

A Líbia celebrou no sábado eleições históricas para a escolha dos 200 membros da Assembleia Nacional que dirigirá um novo período de transição.

Jibril, ex-premiê do Conselho Nacional de Transição (CNT, no poder), também prometeu estender a mãos aos partidários do federalismo que boicotaram e perturbaram as eleições.

O líder da AFN também apelou às minorias, como os amazigh, os tuaregues ou os islamitas fundamentalistas, e defendeu o diálogo.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir