Categoria Ci�ncia e Sa�de  Noticia Atualizada em 10-07-2012

Anvisa suspende venda e uso de suplemento
O suplemento alimentar Oxielite Pro possui dimethylamylamine, inclu�do na lista de subst�ncias proscritas na �ltima ter�a-feira
Anvisa suspende venda e uso de suplemento
Foto: band.com.br

A Anvisa (Ag�ncia Nacional de Vigil�ncia Sanit�ria) suspendeu nesta ter�a-feira a distribui��o, a divulga��o, o com�rcio e o uso do suplemento alimentar Oxielite Pro. A medida � v�lida em todo pa�s.

De acordo com o �rg�o, o produto, fabricado por empresa desconhecida, possui a subst�ncia DMAA (dimethylamylamine) na composi��o, um estimulante que ajuda a emagrecer e aumenta o rendimento atl�tico.

Na �ltima ter�a-feira, o DMAA foi inclu�do na lista de subst�ncias proscritas no Brasil, o que impede a importa��o de suplementos alimentares que contenham a subst�ncia, mesmo que por pessoa f�sica e para consumo pessoal. Al�m do Oxielite Pro, o DMAA � encontrado na composi��o de suplementos alimentares como Jack3D e Lipo6 Black.

Por meio de nota, a Anvisa alertou que o consumo de suplementos alimentares pode causar graves danos � sa�de. Muitos deles s�o comercializados irregularmente no pa�s, sem terem passado por nenhum tipo de avalia��o de seguran�a.

Alguns desses produtos cont�m ingredientes que n�o s�o seguros para o uso em alimentos, como estimulantes e horm�nios, segundo a ag�ncia reguladora. Os suplementos alimentares tamb�m podem conter subst�ncias com propriedades terap�uticas, que n�o podem ser consumidas sem acompanhamento m�dico.

"Os agravos � sa�de humana podem englobar efeitos t�xicos, em especial no f�gado, disfun��es metab�licas, danos cardiovasculares, altera��es do sistema nervoso e, em alguns casos, levar at� a morte", alertou o �rg�o.

O comunicado destaca ainda que o forte apelo publicit�rio e a expectativa de resultados r�pidos contribuem para o uso indiscriminado dos suplementos alimentares por pessoas que desconhecem os riscos envolvidos no consumo.

No Brasil, alimentos apresentados em formatos farmac�uticos, como c�psulas e tabletes, s� podem ser vendidos depois de avaliados e com registro na Anvisa.

Dicas da Anvisa para identificar suplementos n�o autorizados

- Promessas milagrosas e de a��o r�pida, como "Perca 5 kg em 1 semana!";

- Indica��es de propriedades ou benef�cios cosm�ticos, como redu��o de rugas, de celulite e melhora da pele;

- Indica��es terap�uticas ou medicamentosas, como cura de doen�as, tratamento de diabetes, artrites e emagrecimento;

- Uso de imagens e/ou express�es que fa�am refer�ncia a horm�nios e outras subst�ncias farmacol�gicas;

- Produtos rotulados exclusivamente em l�ngua estrangeira;

- Uso de fotos de pessoas hipermusculosas ou que fa�am alus�o � perda de peso;

- Uso de panfletos e folders para divulgar as alega��es do produto como estrat�gia para burlar a fiscaliza��o;

- Produtos comercializados em sites sem identifica��o da empresa fabricante, distribuidora, endere�o, CNPJ ou servi�o de atendimento ao consumidor.

Recomenda��es da Anvisa para consumidores

- Solicite aux�lio de um nutricionista ou m�dico para a identifica��o de produtos seguros e regularizados;

- Desconfie se o produto for "bom demais para ser verdade".Ter um corpo definido e emagrecer nem sempre � r�pido ou f�cil, principalmente de forma saud�vel;

- Consumidores que adquiriram produtos que cont�m DMAA (dimethylamylamine) na composi��o devem buscar orienta��o com a autoridade sanit�ria local sobre a destina��o adequada dos suplementos;

Fonte: band.com.br
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir