Categoria Politica  Noticia Atualizada em 10-07-2012

Após denúncia, Câmara de SP adota mais rigor em marcação de presença
Vereador terá de usar leitor biométrico ou microfone para "preencher" lista. Mudanças devem valer a partir do fim do recesso de julho.
Após denúncia, Câmara de SP adota mais rigor em marcação de presença
Foto: g1.globo.com

A Câmara Municipal de São Paulo decidiu nesta terça-feira (10) tornar mais rigoroso o sistema de marcação de presença dos 55 vereadores em plenário, após a denúncia de que um funcionário com acesso a senhas dos vereadores supostamente fraudava o painel para marcar a presença dos parlamentares em plenário.

A partir de agosto, quando os vereadores voltarem do recesso legislativo, só será possível marcar a presença por meio de leitores de digital ou pelo microfone do plenário. A decisão é da Mesa Diretora da Câmara de São Paulo, presidida pelo vereador José Police Neto (PSD).

Na reunião desta terça também ficou decidido que será retirado o painel localizado ao lado do elevador privativo onde os vereadores podiam marcar presença antes mesmo de chegar ao plenário.

Os vereadores vão continuar discutindo ao longo do mês de recesso outras mudanças no sistema de registro de presença. Uma comissão encarregada de averiguar supostas irregularidades deve encerrar em 20 dias para apresentar suas conclusões.

De acordo com reportagem do jornal "O Estado de S.Paulo" parlamentares fraudavam o painel eletrônico da Casa para garantir votos e presença quando estavam fora do plenário por meio de três maneiras irregulares: funcionários dentro do plenário, utilizando senhas pessoais e intransferíveis dos parlamentares, acessam terminais no lugar dos vereadores e registram no painel a permanência dos políticos; o vereador marca sua presença por meio de um terminal situado ao lado de um elevador privativo, em uma sala secreta fora do plenário; e o parlamentar registra, ele mesmo, sua permanência, mas sai em seguida da sala.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir