Categoria Social  Noticia Atualizada em 11-07-2012

Programa de conscientização ambiental mobiliza professores de Vila Velha
Uma bem-sucedida iniciativa, implantada no final de 2010, em 15 escolas da rede de ensino municipal de Vila Velha, volta com força total.
Programa de conscientização ambiental mobiliza professores de Vila Velha

Em junho, a equipe do Programa Cuidar retornou ao município para formar os educadores das instituições que ainda não participaram do programa. A expectativa é atingir todas as escolas públicas municipais de Ensino Fundamental (I e II), num total de 61 unidades, beneficiando cerca de 34 mil estudantes.

Criado com o objetivo de promover a sustentabilidade socioambiental por meio da conscientização de crianças e adolescentes a respeito da temática da preservação do meio ambiente, o Cuidar é uma realização da Chocolates Garoto em parceria com a Secretaria de Educação de Vila Velha.

As primeiras formações dessa nova fase foram realizadas, nas últimas semanas, na UMEF Reverendo Antônio Silva Cosmo (Jardim Colorado - Vila Velha), envolvendo 60 educadores, e na escola rural do Xuri (UMEF Rev. Waldomiro Martins Ferreira - Av. Brasil, s/n – Parque Residencial Vela Branca), com cerca de 80 professores. E as próximas já estão agendadas: serão realizadas de 28 a 31 de agosto, na UMEF Reverendo Antônio Silva Cosmo.

Além dos conceitos de sustentabilidade ambiental, os professores receberam orientações sobre os Programas Nutrir e Saber, sendo que o primeiro já é desenvolvido pela Chocolates Garoto há quatro anos. O Nutrir é voltado para a educação alimentar saudável; já o Saber trabalha principalmente com comunidades rurais os conhecimentos de cada comunidade: suas histórias, cultura e relação das crianças com a agricultura. Ambos fazem parte dos pilares de Criação de Valor Compartilhado (CSV), conceito na responsabilidade social corporativa desenvolvido na Nestlé e implantado na Chocolates Garoto.

Com essas iniciativas, a empresa compromete-se em devolver ao Estado todo o reconhecimento em forma de fomento ao turismo, ao esporte e à economia, assim como em continuar investindo em ações sociais e ambientais como estas, ligadas ao CSV cuja proposta é possibilitar à empresa criar valor para a sociedade, em cada uma das etapas da sua cadeia de valor. Ou seja, mostrar que cada atividade tem potencial para produzir benefícios sociais. O CSV é composto por três pilares: Nutrição, Água e Desenvolvimento Rural, todos com proposta principal de atuar com responsabilidade desde a produção da matéria-prima.

Programa Cuidar

A primeira etapa do Programa Cuidar consistiu na seleção das 15 escolas participantes e seu treinamento, no final de 2010, por equipes pedagógicas capacitadas por monitores da Fundação Nestlé do Brasil. A iniciativa ensinou conceitos de preservação ambiental e ofereceu material de apoio com cartilhas, jogos educativos e outros.

No ano seguinte, 2011, alunos das escolas envolvidas no projeto participaram de um concurso que escolheu os melhores projetos socioambientais. A premiação consistiu em divulgação na mídia e um valor simbólico de R$ 2 mil (investido na escola campeã).









Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir