Categoria Economia  Noticia Atualizada em 11-07-2012

Espanha corta mais gastos contra a crise
Novo pacote representa 65 bilh�es de euros at� o fim de 2014. Medidas foram exigidas pela Comiss�o Europeia e pelo FMI.
Espanha corta mais gastos contra a crise
Foto: g1.globo.com

O primeiro-ministro da Espanha, Mariano Rajoy, anunciou nesta quarta-feira (11) novas medidas de ajuste destinadas a reativar a economia do pa�s, que incluem uma reforma da administra��o e um aumento do Imposto sobre o Valor Agregado (IVA).

O novo pacote de medidas de ajuste exigido por Bruxelas representa, incluindo novos cortes e arrecada��o, 65 bilh�es de euros at� o fim de 2014, segundo Rajoy.

"Em seu conjunto, o pacote de consolida��o fiscal, incluindo arrecada��o e redu��o de gastos, representar� uma quantia de 65 bilh�es de euros nos pr�ximos dois anos e meio", declarou o primeiro-ministro.

Nesta segunda-feira (9), a zona do euro obteve um "acordo pol�tico" sobre a recapitaliza��o financeira da Espanha, na reuni�o celebrada em Bruxelas, em meio ao crescente temor sobre a d�vida espanhola. Em coletiva � imprensa, o presidente do Eurogrupo, Jean-Claude Juncker disse que 30 bilh�es de euros ser�o disponibilizados para a Espanha at� o fim do m�s, "para necessidades urgentes do setor banc�rio".

Entre as medidas o destaque � o aumento do IVA, de 18% a 21%, assim como a alta dos impostos sobre o tabaco e uma reforma das taxas no setor do meio ambiente. A medida era rejeitada pelo governo, mas foi exigida pela Comiss�o Europeia e pelo Fundo Monet�rio Internacional (FMI).

O IVA reduzido para alguns produtos subir� de 8% a 10%, informou o chefe de governo, mas o imposto permanecer� em 4% para produtos de primeira necessidade, que incluem alimentos b�sicos.

Rajoy tamb�m anunciou uma reforma da administra��o que deve permitir uma economia de 3,5 bilh�es de euros.

A reforma prev� a redu��o do n�mero de empresas p�blicas e uma diminui��o de 30% do n�mero de vereadores.

A Uni�o Europeia aliviou a situa��o da Espanha, que entrou em recess�o no primeiro trimestre, e deu um ano a mais, at� 2014, para o pa�s reduzir o d�ficit p�blico a menos de 3% do PIB.

Depois de ter aprovado um or�amento austero para 2012, a Espanha deve intensificar os esfor�os e ter� que aplicar "medidas adicionais", destacou Rajoy aos deputados, depois que o governo obteve de Bruxelas uma suaviza��o da meta de redu��o do d�ficit.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:      |      Imprimir