Categoria Social  Noticia Atualizada em 12-07-2012

Marataízes oferta cursos de qualificação
Na última terça-feira (10) a Prefeitura Municipal de Marataízes, anunciou o início dos cursos de qualificação deste mês de julho, na área da construção civil, off shore e culinária, atendendo cerca de 380 munícipes.
Marataízes oferta cursos de qualificação
Foto: Assessoria de Comunicação PMM

Na Pousada Recanto de Minas acontece o curso de taifeiro, em parceria com o SENAC – Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial, que visa capacitar e preparar o cidadão para o domínio das competências básicas para desempenhar atividades voltadas na área ofshore. O taifeiro é o responsável pela organização e limpeza dos ambientes dentro de uma plataforma marítimas.

Na culinária a "Cozinha Brasil" retorna a Marataízes para formar mais turmas, numa ação conjunta entre o SESI – Serviço Social da Indústria e as Secretarias Municipais de Assistência Social, Trabalho, Pesca e Educação, com três turnos para atender cerca de 200 alunos. O curso é ministrado na escola EMEF "Maria da Glória Nunes Nemer", uma das mais antigas de Marataízes, que abre suas portas para qualificar os alunos da EJA – Educação de Jovens e Adultos. Durante o curso os alunos aprendem, além de cozinhar pratos tradicionais da cozinha brasileira, noções de sustentabilidade e aproveitamento de talos e cascas. Na primeira aula os alunos aprenderam uma receita nova de abobrinha acompanhada de uma farofa rica, onde tudo é reaproveitado.

O curso Cozinha Brasil também foi iniciado, nesta mesma data, na escola EMEF Nagib Meleipe, no bairro Santa Tereza e contou com a presença dos Secretários Municipais, Angelina Faria (Assistência Social), Moacir Santos (Pesca), Daniel Andrade (Trabalho) e representantes do SESI. A cozinha árabe também é ensinada na Igreja Presbiteriana na Barra de Itapemirim, em parceria com o SENAI – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, atende 18 alunos.

Na área civil, 20 alunos aprendem as técnicas da carpintaria de forma, também pelo SENAI. As aulas são ministradas em uma oficina no centro da Barra de Itapemirim.

E, para completar os cursos off shore oferecidos pela municipalidade ao longo desses anos, os cursos de Salvatagem e Huet pretende preparar mais 120 alunos, deixando-os aptos para ingressar nas plataformas marítimas. As aulas são ministradas em Vitória, capital do Estado, e os alunos contam com todas as despesas pagas, desde o transporte a alimentação.

No total, mais de R$ 130 mil estão sendo investidos pela Prefeitura na qualificação profissional no início deste segundo semestre de 2012. Ao todo, mais de R$ 1,3 milhões já foram aplicados desde 2009 dentro do Programa Municipal de Inclusão Social Produtiva, onde jovens e adultos receberam orientações e treinamentos nas áreas Industrial, Construção Civil, Mecânica, Estética, Hotelaria, Gastronomia e Off Shore, entre outras.

    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Marataízes    |      Imprimir