Categoria Educação  Noticia Atualizada em 16-07-2012

Brasil conquista cinco medalhas em mundial de matemática na Argentina
Delegação garantiu um ouro, uma prata, três bronzes e uma menção. Competição reuniu 551 estudantes de 100 países; Brasil ficou em 19º lugar.
Brasil conquista cinco medalhas em mundial de matemática na Argentina
Foto: g1.globo.com

O estudante Rodrigo Sanches Ângelo, de 16 anos, morador de São Paulo, conquistou medalha de ouro na 53ª edição da Olimpíada Internacional de Matemática (IMO). A competição ocorreu entre os dias 4 e 16 de julho em Mar del Plata, na Argentina, e reuniu 551 estudantes de 100 países.

Além do ouro para Rodrigo, o país também conquistou uma medalha de prata, obtida por João Lucas Camelo Sá (CE), estudante que foi aceito pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MI), nos Estados Unidos, onde vai estudar a partir do próximo mês. Os jovens Franco Matheus de Alencar Severo (RJ), Rafael Kazuhiro Miyazaki (SP) e Henrique Fiúza Gasparini Nascimento (DF) ficaram com a medalha de bronze, enquanto Maria Clara Mendes Silva (MG) recebeu uma menção honrosa. A equipe brasileira foi liderada pelos professores, Luciano Castro (RJ) e Carlos Shine (SP). Com este resultado o Brasil classificou em 19º lugar entre os países participantes.

Realizada desde 1959, a olimpíada se destina a estudantes do ensino médio cujas idades variam entre os 14 e 19 anos e que não tenham ingressado na universidade. Cada país é representado por uma equipe composta por até seis estudantes e dois professores.

As provas foram realizadas nos dias 10 e 11 de julho. Em cada dia, os competidores resolveram três problemas, com valor de sete pontos cada, aplicados em quatro horas e meia de prova. Rodrigo obteve a medalha de ouro conquistando 28 pontos de um máximo de 42.

Os problemas da prova envolveram disciplinas do ensino médio como álgebra, teoria dos números, análise combinatória e geometria. "Os problemas da olimpíada internacional costumam ser mais criativos, não exigindo a aplicação de conhecimentos de matemática avançada, porém, muitas vezes apresentam um alto grau de dificuldade até para matemáticos profissionais", explica o coordenador-geral da OBM, Carlos Gustavo Moreira.

Como preparação para enfrentar a prova, os integrantes da equipe brasileira participaram de um treinamento intensivo com aulas específicas e simulados, realizado nas semanas que antecederam a competição.

O Brasil participa do evento desde 1979, conquistando desde então o total de 101 medalhas, sendo 9 de ouro, 27 de prata e 65 de bronze o que o torna o país latino americano com maior número de medalhas na competição. No próximo ano o evento ocorrerá na Colômbia. A equipe brasileira foi selecionada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir