Categoria Politica  Noticia Atualizada em 16-07-2012

Chávez mantém liderança sobre Capriles em pesquisa eleitoral
46,1% dos eleitores apoiam Chávez e 30,8%, Capriles. Em maio, a vantagem do atual presidente era de 15,9%.
Chávez mantém liderança sobre Capriles em pesquisa eleitoral
Foto: g1.globo.com

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, mantém uma liderança de 15% sobre o candidato da oposição, Henrique Capriles, na corrida para a eleição de 7 de outubro, informou a empresa de pesquisa Datanalisis nesta segunda-feira (16).

Uma pesquisa de junho da Datanalisis mostrou que 46,1% dos eleitores apoiam Chávez e 30,8% apoiam Capriles, enquanto 23,1% estavam indecisos ou não responderam.

Em maio, a vantagem de Chávez era de 15,9%. A margem de erro é de 2,7%.

Chávez, 57 anos, continua popular em seu 14º ano no poder devido aos seus gastos sociais financiados pelo petróleo e sua conexão emocional permanente com a maioria pobre do país.

Ele demonstrou uma notável recuperação de um tipo desconhecido de câncer diagnosticado no ano passado que o deixou em silêncio durante semanas. Chávez aumentou seu número de aparições públicas nos últimos meses e na semana passada começou a encenar grandes comícios de rua com seus discursos tipicamente eloquentes.

Capriles, 40 anos, um ex-governador, está atraindo grandes multidões na campanha e projetando uma imagem de juventude e energia. Ele diz que quer acabar com as políticas radicais e estatizantes de Chávez, e criar um governo de "esquerda moderna" ao estilo brasileiro.

A maioria dos institutos de pesquisa mais conhecidos da Venezuela dão uma grande vantagem a Chávez, embora um instituto respeitado aponte uma disputa cabeça-a-cabeça entre os dois candidatos.

A pesquisa foi realizada em 1.300 casas entre 14 e 23 de junho.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir