Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2012

Agricultores familiares de Marataízes recebem orientação sobre comercialização
Aproximadamente vinte produtores rurais da agricultura familiar de Marataízes participaram de um encontro na tarde desta terça-feira (17) com técnicos da Conab – Companhia Nacional de Abastecimento.
Agricultores familiares de Marataízes recebem orientação sobre comercialização

A reunião aconteceu no auditório da Secretaria de Agricultura do município e foi conduzida pelo superintendente da Conab no Espírito Santo, Brício Alves dos Santos Júnior, que mostrou aos participantes os benefícios do PAA – Programa de Aquisição de Alimentos do Governo Federal. Representantes das secretarias de Educação e de Assistência Social e presidentes de associações também estiveram presentes.

O PAA compra até R$ 4,5 mil por ano de cada agricultor familiar entre produtos in natura e beneficiados, como biscoitos, geleias, pães e tapioca. A produção é comercializada por intermédio de associações de agricultores familiares ou de produtores rurais e é entregue no próprio município em entidades com fins socioassistenciais.

"A Conab paga o valor médio de mercado ao agricultor. Não há defasagem, visto que os preços são atualizados periodicamente", garantiu Brício Júnior, que destacou ainda o fato de que os produtos são doados ao município, reduzindo os gastos com cestas básicas, por exemplo.

A possibilidade de produzir com um mercado garantido, animou José Rocha da Silva, da localidade de São João do Jaboti. "Com certeza é muito bom. Muitas vezes a gente não investia em outras culturas por não saber onde vender", afirmou.

Os agricultores que acompanharam o encontro fazem parte do Promater – Programa Municipal de Assistência Técnica e Extensão Rural, que atende a microprodutores de Marataízes com no máximo três hectares e que se encaixam em critérios baseados, entre outros requisitos, na renda per capta. Além da orientação para a melhoria da produção e da produtividade e da busca por canais mais seguros de comercialização, citando o próprio PAA e a compra direta para a merenda escolar, o Promater tem o objetivo de assessorar aos agricultores e suas famílias na regularização da documentação, visando, sobretudo, o sentido de profissionalização do produtor rural. O programa é executado pela Prefeitura Municipal de Marataízes através do Departamento Rural da empresa Vargas Multiservices.






    Fonte: Redação Maratimba.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir