Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2012

Atentado mata ministro da Defesa da Síria e cunhado do presidente Assad
Atentado suicida ocorreu em prédio ultraprotegido da Segurança Nacional. Há mortos e feridos no alto escalão do contestado regime no país em crise.
Atentado mata ministro da Defesa da Síria e cunhado do presidente Assad
Foto: g1.globo.com

Um atentado suicida contra o edifício da Segurança Nacional em Damasco matou o general Daoud Rajha, ministro da Defesa da Síria, e Assef Shawkat, cunhado do contestado presidente Bashar al Assad nesta quarta-feira (18), anunciou a televisão oficial.

"O Ministro da Defesa foi morto pelo ataque suicida que atingiu o prédio da Segurança Nacional", disse a TV, que acrescentou que há vários feridos. Mais tarde, a TV confirmou informações de outras fontes de que Shawkat, que é vice-ministro da Defesa, também havia morrido.

A TV estatal também confirmou que o ministro do Interior, Mohammad Ibrahim al Shaar, ficou ferido, mas está em estado estável.

O ataque ocorreu durante uma reunião de ministros do governo Assad com autoridades de segurança do país, que enfrenta desde março de 2011 uma rebelião antigoverno que, segundo a oposição, já matou mais de 17 mil pessoas.

O edifício ultraprotegido encontra-se no bairro de Rawda, no centro da capital.

O suicida que detonou explosivos no prédio era um guarda-costas do "círculo íntimo" do presidente, segundo uma fonte de segurança.

Ativistas em Damasco disseram por telefone que a Guarda Republicana da Síria isolou o hospital Shami, na capital, enquanto ambulâncias levavam vítimas do local da explosão.

A Segurança Nacional é dirigida pelo general Hisham Ijtiar, que também teria ficado ferido, segundo fontes de segurança ouvidas pela agência Reuters.

O atentado ocorre num momento em que há combates entre rebeldes e tropas do regime nos bairros periféricos de Damasco, que até agora vinham sendo poupados dos confrontos.

Dois grupos assumem
Dois grupos assumiram a responsabilidade pelo atentado.

O Liwa al-Islam, um grupo cujo nome significa "a brigada do Islã, assumiu a autoria em sua página do Facebook, afirmando que "mirou a célula chamada de "sala de controle da crise" na capital Damasco". Um porta-voz confirmou a informação por telefone.

O Exército Livre Sírio também se responsabilizou pelo ataque, segundo o porta-voz Qasseim Saadedine. "Esse é o vulcão de que falamos, estamos apenas começando", disse, em referência à operação de tomada de Damasco que o grupo havia prometido na véspera.

O contestado regime de Assad afirma que a rebelião na verdade é fomentada por "terroristas" que tentam desestabilizar o país.

A comunidade internacional pressiona Assad para que deixe o poder, mas Rússia e China, aliadas da Síria, barram todas as resoluções contra o regime de Damasco no âmbito do Conselho de Segurança da ONU.

Autoridades da ONU e da Cruz Vermelha afirmam que o conflito já evoluiu para uma guerra civil generalizada e pediram a ambos os lados que poupem a população civil.


O general Daoud Rajha, ministro da Defesa da Síria, em 8 de setembro de 2011




Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir