Categoria Politica  Noticia Atualizada em 18-07-2012

Romenos devem ratificar destituição de presidente em plebiscito
O presidente da Romênia, Traian Basescu, deve ser destituído em um plebiscito marcado para 29 de julho, segundo uma pesquisa divulgada nesta quarta, que também mostrou que o comparecimento às urnas deve alcançar o nível mínimo exigido por lei.
Romenos devem ratificar destituição de presidente em plebiscito
Foto: noticias.terra.com

Segundo a pesquisa, a União Social Liberal (USL, de esquerda), do primeiro-ministro Victor Ponta, continua favorita para vencer a eleição parlamentar de novembro, com 63% de apoio.

A USL, com apoio do Parlamento, suspendeu neste mês Basescu das suas funções, acusando-o de abuso de poder. Líderes da União Europeia criticaram Ponta por sua campanha para destituir o rival.

A revogação do mandato de Basescu tem o apoio de 66% dos 1.104 romenos entrevistados entre os dias 11 e 16 de julho, enquanto 34% são contra. O presidente é impopular por ter apoiado medidas de austeridade como reduções de salários e aumento no imposto sobre consumo.

A pesquisa do instituto CURS para o diário Jurnalul National mostrou que 61% dos entrevistados pretendem votar. A Corte Constitucional decidiu que o plebiscito só será válido se tiver a participação de mais de metade do eleitorado.

Fonte: noticias.terra.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir