Categoria Geral  Noticia Atualizada em 18-07-2012

Inquérito sobre mergulhador desaparecido no ES é concluído
Capitania dos Portos constatou que a responsabilidade foi do mergulhador. Na apuração, não foi verificada nenhuma irregularidade com a lancha.
Inquérito sobre mergulhador desaparecido no ES é concluído
Foto:g1.globo.com

A Capitania dos Portos do Espírito Santo (CPES) concluiu o inquérito relativo ao mergulhador Arnaldo Schuwambach, desaparecido desde o dia 5 de abril. A apuração constatou que "a causa e a responsabilidade pelo incidente é do próprio mergulhador, uma vez que, a prática de mergulho livre, do tipo apneia, não é aconselhada devido aos riscos que esse tipo de mergulho oferece". De acordo com a Capitania, na apuração não foi verificada nenhuma irregularidade com a embarcação TAHHITY e do seu condutor.

A esposa de Arnaldo, Talya Pícoli Schuwambach, se disse frustrada com o resultado do inquérito. "É um absurdo. Estamos indignados. O que a Capitania diz não reflete a verdade. Como é que a pessoa que foi abandonada no mar pode ser responsabilizada? Os depoimentos defenderam o motorista da lancha, foram de amigos dele e não disseram a verdade. Mas eu confio na justiça de Deus, que não falha", afirma Talya. Ela foi comunicada da conclusão do Inquérito e recebeu uma cópia do Relatório final em 11 de julho.

Segundo a Capitania, o inquérito foi encaminhado ao Tribunal Marítimo para apreciação. Cópias do Relatório e do Laudo Pericial foram solicitadas e já encaminhadas a Delegacia Anti-sequestro da Polícia Civil, para a investigação policial.

A Capitania dos Portos ressalta que a Marinha do Brasil não possui competência para regulamentar a prática de mergulho livre.

Desaparecimento

Arnaldo desapareceu na tarde do dia 5 de abril, depois de sair para mergulhar com os amigos, na Praia da Costa, em Vila Velha. O universitário Vinícius Barboza, de 21 anos, que nadou por quatro horas até ser avistado por um navio e ser resgatado pelo helicóptero da Polícia Militar, falou, na época, sobre o momento em que o amigo Arnaldo Schuwambach, 24 anos, desapareceu. Ele e Vinícius ficaram perdidos a cerca de 20 km de distância do litoral da Praia da Costa.

"A lancha não deu defeito. O rapaz que pilotava a lancha é muito experiente, pescador profissional, inclusive. Ele é habilitado e estava correto. O que aconteceu é que ele nos perdeu de vista. A gente via ele, mas ele não via a gente. Quando ele achou que não ia mais nos encontrar, voltou até onde dá sinal e fez contato com terra. Se ele não tivesse feito isso, com certeza não ia ter ninguém para me ver passando na hora que passei perto do navio. O piloto da lancha foi e voltou várias vezes, mas ele não nos via".

Segundo Vinícius, ele e Arnaldo estavam nadando juntos, mas não amarrados um ao outro. "Combinamos de nadar para terra, mas acabamos nos distanciando um do outro. E em um determinado momento não nos vimos mais", conta.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir