Categoria Politica  Noticia Atualizada em 19-07-2012

Morre o ex-vice-presidente do Egito Omar Suleiman
Ele dirigiu servi�os de intelig�ncia do pa�s durante anos. Coube a Suleiman anunciar a ren�ncia do ditador Mubarak em 2011.
Morre o ex-vice-presidente do Egito Omar Suleiman
Foto: g1.globo.com

O ex-vice-presidente do Egito Omar Suleiman, que dirigiu durante anos os servi�os de intelig�ncia de seu pa�s, faleceu nesta quinta-feira (19) nos Estados Unidos, anunciou a ag�ncia oficial Mena.

"O ex-vice-presidente, general Omar Suleiman, faleceu nesta quinta-feira de madrugada em um hospital nos Estados Unidos", informou a ag�ncia.

Suleiman foi nomeado vice-presidente durante a revolta que provocou a queda do ditador Hosni Mubarak, em fevereiro de 2011.

Partiu do Egito depois de ter sido deixado � margem da concorr�ncia pela presid�ncia, nas primeiras elei��es presidenciais posterioresa Mubarak, que foram realizadas nos dias 23 e 24 de maio.

Suleiman nasceu em 1936 em uma fam�lia abastada na cidade de Qena, no sul do Egito, e se formou na Academia Militar do Cairo em 1955.

Durante a presid�ncia de Mubarak, Suleiman foi um interlocutor nas negocia��es com Estados Unidos, Israel e os palestinos, com os quais organizou v�rias tr�guas de breve dura��o.

Coube a ele anunciar, em 11 de fevereiro de 2011, a ren�ncia de Mubarak no contexto da chamada Revolta �rabe.

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir