Categoria Geral  Noticia Atualizada em 19-07-2012

ONU fracassou na Síria depois de veto da Rússia e China, dizem EUA
Resolução vetada buscava impor sanções contra regime de Assad. Ela permitiria envolvimento nos assuntos internos sírios, diz Rússia.
ONU fracassou na Síria depois de veto da Rússia e China, dizem EUA
Foto: g1.globo.com

Os Estados Unidos afirmaram nesta quinta-feira (19) que o Conselho de Segurança da ONU fracassou totalmente na Síria depois do novo veto da Rússia e da China a uma resolução que buscava impor sanções contra o regime do presidente Bashar al Assad.

"Intensificaremos nosso trabalho com um amplo grupo de sócios do Conselho de Segurança para pressionar mais o regime de Assad e para ajudar quem necessitar", assegurou a embaixadora dos Estados Unidos ante a ONU, Susan Rice, que criticou a Rússia e a China por ter vetado o texto.

Segundo a Rússia, a resolução proposta pelos países ocidentais para impor sanções contra a Síria abria caminho para uma intervenção militar.

"A resolução abre caminho para pressionar por sanções e, mais adiante, para um envolvimento externo nos assuntos internos sírios", afirmou o embaixador russo Vitaly Churkin, depois de participar na votação e vetar o texto do Conselho de Segurança da ONU.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir