Categoria Policia  Noticia Atualizada em 19-07-2012

Dono de autoescola, no ES, é preso após "calote" na internet, diz polícia
Em junho, alunos compraram pacote em site de compras coletivas. Empresário será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana.
Dono de autoescola, no ES, é preso após
Foto: g1.globo.com

Um empresário de 28 anos foi preso na manhã desta quinta-feira (19), em Vitória. Segundo a polícia, o homem, que estava foragido há um mês, é dono de uma autoescola que fechou as portas após vender um pacote de aulas com desconto em um site de compras coletivas, em junho. Na época, alunos que haviam adquirido o pacote encontraram o prédio do estabelecimento fechado e não conseguiram agendar atendimento. Ainda nesta quinta, o empresário vai prestar depoimento e, segundo o delegado André Cunha, será encaminhado ao Centro de Triagem de Viana, na região Metropolitana do Espírito Santo.

"Com a apresentação dele já foi dada a voz de prisão, já que havia um mandado de prisão preventiva decretado contra ele. Após o interrogatório e todo o procedimento aqui na delegacia, nós vamos encaminhá-lo ao Centro de Triagem de Viana e comunicaremos a Justiça Criminal sobre o cumprimento do mandado expedido pela Vara de Inquéritos Criminais de Vitória", disse o delegado.


Entenda o caso

Alunos de uma autoescola no bairro Maruípe, em Vitória, se surpreenderam no início de junho, ao chegarem ao estabelecimento e encontrarem o prédio fechado. Alguns alunos afirmaram terem comprado um pacote com desconto no site de compras coletivas Peixe Urbano, na tentativa de pagarem mais barato para tirar a primeira habilitação. O Departamento Estadual de Trânsito do estado (Detran) disse que a auto escola Mônaco não está credenciada ao órgão.

Na época, a auto escola não atendeu às ligações realizadas pelo G1. "Chegamos e a secretária disse que não sabia o que estava acontecendo. O local não tem nem placa mais, nem computador, nada. Levaram tudo, inclusive nosso dinheiro", afirmou o aluno Rogério Oliveira. "Algumas pessoas não compraram pelo site, foram direto à auto-escola. Não recebemos nenhuma notícia, simplesmente fecharam as portas. Não sabemos se o site vai se responsabilizar", completou.

No período do episódio, a empresa Peixe Urbano havia informado que "assim que recebeu a primeira informação sobre dificuldade de agendamento, enviou um representante ao local para verificar o que ocorria. Após tomar conhecimento do fechamento do estabelecimento em questão, iniciou imediatamente os procedimentos para cancelamento da oferta e reembolso do valor pago pelos compradores".

Direito do Consumidor

De acordo com o a diretora jurídica do Procon do Espírito Santo, Denise Isaíta, os consumidores prejudicados em casos como este devem procurar a Delegacia do Consumidor ou a Delegacia de Repressão aos Crimes Eletrônicos, Juizado Especial Civil, para buscar a restituição do valores pagos, com correção.

A diretora alertou para a facilidade que as pessoas têm em fazer negócios pela internet. Segundo ela, o consumidor precisar redobrar atenção para fechar o negócio. "Compras coletivas com descontos enormes, problemas maiores ainda. A empresa precisa de idoneidade, não pode apenas capitalizar lucro. O consumidor precisa fazer uma pesquisa sobre a empresa, pegar endereço, telefone e se certificar que outras pessoas ficaram felizes com o produto obtido", finalizou.



Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Caroline Costa    |      Imprimir