Categoria Policia  Noticia Atualizada em 20-07-2012

Atentado anti-israelense na Bulgária é investigado em busca de autores
Os investigadores búlgaros, com ajuda do FBI e da CIA, do serviço secreto israelense e da Interpol trabalham para identificar os autores do atentado suicida que deixou na quarta sete mortos em um aeroporto búlgaro, cinco deles israelenses.
Atentado anti-israelense na Bulgária é investigado em busca de autores
Foto: afp.com

No atentado realizado na tarde de quarta-feira no aeroporto de Burgas, às margens do mar Negro, morreram cinco turistas israelenses, o motorista búlgaro do ônibus no qual as vítimas se encontravam e o próprio suicida.

O camicase era um homem de cerca de 36 anos e foi gravado por uma câmera de vigilância do aeroporto, segundo o ministro búlgaro do Interior, Tsvetan Tsvetanov.

Israel acusou o Irã de instigar o ataque e o movimento xiita libanês Hezbollah de executá-lo, o que ambos desmentiram com firmeza.

Em um discurso perante o Parlamento, o primeiro-ministro búlgaro, Boiko Borisov, comentou que "os serviços secretos estão trabalhando muito ativamente" e anunciou que haverá "mais informações em três ou quatro dias".

Em uma coletiva de imprensa, o ministro do Interior indicou que "não se descarta a existência de um cúmplice".

Em Burgas, os investigadores obtiveram os primeiros resultados.

Graças ao vídeo do aeroporto divulgado na quinta-feira pelo ministério do Interior em todas as redes de televisão do país, um locador de automóveis e dois taxistas prestaram depoimento como testemunhas, indicou nesta sexta-feira a procuradora de Burgas, Kalina Chapkanova, à emissora bTV.

"Na véspera do atentado, o suposto autor esteve em Ravda", no mar Negro, cerca de 20 km ao norte de Burgas, detalhou. "Tentou alugar um carro por um dia em Pomorié (entre Ravda e Burgas). O proprietário da empresa negou-se porque teve dúvidas sobre a autenticidade de sua carteira de motorista. O homem ouviu com calma, recuperou seu depósito de 50 leva e foi embora", acrescentou.

"Interrogamos o taxista que o conduziu ao aeroporto à tarde. O homem também pegou outro táxi pela manhã, para fazer um reconhecimento do local. O indivíduo quase não falou com os taxistas, estava tranquilo", acrescentou.

Segundo estas testemunhas, "o homem falava inglês com sotaque, talvez árabe", informou a procuradora.

O único documento de viagem encontrado com o suicida foi uma carteira de motorista falsa dos Estados Unidos, supostamente expedida no estado de Michigan.

Cooperação internacional

Com ajuda do FBI e da CIA, os investigadores búlgaros estão tentando desvendar a pista da carteira falsa de motorista. Para isso, também recorreram à Interpol. Também na quarta-feira, a organização coordenadora das polícias do mundo inteiro, com sede em Lyon (França), enviou à Sofia uma equipe de especialistas.

O secretário-geral da organização, Ronald K. Noble, anunciou que a equipe verificará se a carteira falsa figura na base de dados dos "Documentos de viagem perdidos ou roubados" da Interpol.

Depois de recolher as impressões digitais de uma mão do suspeito, e à espera da conclusão do exame de DNA, em andamento, os investigadores esperam poder identificar rapidamente o suicida.

Fontes próximas à investigação indicaram que, de forma geral e sem que os investigadores tenham indícios precisos, é analisada a pista de búlgaros convertidos ao islã e de libaneses residentes na Bulgária, diante do possível envolvimento do Hezbollah.

Fonte: afp.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir