Categoria Geral  Noticia Atualizada em 24-07-2012

GM impede entrada e funcionários em fábrica de SP
Empresa diz que decisão tem objetivo de proteger unidade. Linha de produção com cerca 1.500 trabalhadores pode ser desativada.
GM impede entrada e funcionários em fábrica de SP
Foto: g1.globo.com

A unidade da GM (General Motors) em São José dos Campos dispensou todos os funcionários na madrugada desta terça-feira (24) temendo possíveis mobilizações dentro da unidade. A fábrica amanheceu fechada e isolada. Por volta das 5h, não era permitida a entrada de nenhum trabalhador.

O fechamento ocorre em meio a negociações entre a empresa e o Sindicato dos Metalúrgicos sobre o destino dos cerca de 1.500 trabalhadores da linha de produção conhecida como MVA (Montagem de Veículos Automotores), que pode ser desativada pela empresa.

Na manhã desta terça, apenas 300 funcionários foram à porta da fabricante porque, segundo o sindicato, os motoristas dos ônibus que levam os trabalhadores passaram nos pontos entregando um comunicado oficial da empresa aos trabalhadores.

Em nota, a GM informou que decidiu dispensar os trabalhadores - sob licença remunerada - porque temia que a fábrica fosse invadida.

O sindicato prepara uma nova assembleia para a tarde desta terça. No evento, eles devem discutir com os funcionários a possibilidade de a fábrica demitir os trabalhadores do MVA. Segundo o sindicato, isso pode ocorrer via telegrama no próximo fim de semana. Procurada, a GM não confirmou as demissões.

No comunicado, a empresa informou que "entende que o momento atual é delicado e prefere não expor seus empregados a incitações e provocações comuns em caso de mobilizações internas".

A empresa informou ainda que "recomenda que todos os funcionários permaneçam tranquilos em suas casas ao lado de seus familiares e aguardem novas instruções".

Os funcionários que chegaram a ir para a porta da empresa se disseram preocupados com o futuro da empresa. "Está todo mundo apreensivo. Se tiver alguma demissão na GM, muitas empresas terceirizadas como a minha serão afetadas", disse Agnaldo de Araújo Santos, de 31 anos, que trabalha em uma terceirizada da GM.

Há 18 anos na GM, o empilhadeirista José Monteiro Silva, de 47 anos, disse que o expediente foi normal na segunda-feira (23). "Apesar da tensão que existe, o dia de trabalho foi normal. Ninguém esperava por isso. Fomos todos pegos de surpresa", afirmou.

Greve
Na semana passada, os metalúrgicos da GM aprovaram uma greve de 24 horas para tentar impedir os planos da montadora de encerrar as atividades do setor MVA no município.

Foi a segunda mobilização em menos de uma semana. No dia 12, os trabalhadores realizaram uma paralisação de advertência de duas horas e votaram estado de greve.

Leia abaixo a nota oficial da empresa:
"A GM do Brasil decidiu suspender a produção nesta terça-feira (24/7), no Complexo Industrial de SãoJosé dos Campos, que tem oito fábricas.

A decisão tem como objetivo proteger a integridade física dos colaboradores enquanto continuam as discussões com os representantes sindicais em relação à viabilidade de uma das fábricas do complexo, onde são produzidos Corsa Hatchback, Meriva, Zafira e Classic.

Nova reunião com a participação de integrantes do governo, o Sindicato e a GM do Brasil já está marcada para amanhã, dia 25 de julho.

A empresa considerou as fortes evidências - nas últimas horas e dias - de mobilizações internas no complexo e entende que o momento atual é delicado e prefere não expor seus empregados a eventuais incitações e provocações comuns.

Assim, em nome da segurança de todos, a GM concedeu licença remunerada a todos os empregados. A empresa recomenda que todos permaneçam tranquilos em suas casas ao lado de seus familiares e aguardem novas instruções".

Fonte: g1.globo.com
 
Por:  Maratimba.com    |      Imprimir